Marca: ArtMed
Modelo: 9788536300344
Disponibilidade: Em estoque
R$ 167,00
ou em até 4x de R$ 41,75 sem juros
1x R$ 167,00 sem juros 2x R$ 83,50 sem juros
3x R$ 55,67 sem juros 4x R$ 41,75 sem juros

Resumo

“Esperar que a criança aprenda a ler através de materiais sem sentido é o método mais fácil de tornar o aprendizado da leitura impossível.” Compreendendo a leitura não se trata de um manual que apresenta aos educadores o que devem fazer para ensinar a leitura, mas uma obra onde o autor apresenta o que os educadores devem saber sobre o processo de aprendizado da leitura, através de um sério embasamento científico que aborda todos os aspectos necessários para a compreensão global deste tema. Smith afirma que as crianças tornam-se leitores quando estão engajadas em situações onde a linguagem escrita a elas apresentada é utilizada de forma significativa, ou seja, através de materiais de leitura que elas possam relacionar com sua experiência e conhecimento prévio, da mesma forma que aprendem a falar convivendo com pessoas que utilizem a linguagem significativa. Frank Smith foi repórter, editor de revista e novelista antes de iniciar sua pesquisa sobre a linguagem e a psicologia do aprendizado. Recebeu seu Ph.D. do Centro de Estudos Cognitivos da Universidade de Harvard. Foi professor no Instituto Ontário para Estudo em Educação e na Universidade de Victoria. Atualmente, dedica-se a escrever e pesquisar sobre alfabetização, computadores e educação.


Sumário

Capítulo 1. Conhecimento e compreensão
Capítulo 2. Linguagem: Falada e escrita
Capítulo 3. Informação e experiência
Capítulo 4. Entre os olhos e o cérebro
Capítulo 5. Afunilamentos da memória
Capítulo 6. Identificação das letras
Capítulo 7. Identificação de palavras
Capítulo 8. Fonética e identificação mediada de palavras
Capítulo 9. A identificação do sentido
Capítulo 10. Lendo, escrevendo e pensando
Capítulo 11. Aprendendo sobre o mundo e sobre a linguagem

Referência

SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artmed, 2003. 428p.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam