Marca: Vetor
Modelo: PRONUMERO-03
Disponibilidade: Em estoque

Tempo limitado de oferta

R$ 35,15 R$ 37,00
ou em até 1x de R$ 35,15 sem juros
1x R$ 35,15 sem juros
Nome: PRONUMERO - Bateria de Avaliação do Processamento Numérico e Cálculo     


Autor: Mariuche GomidesJúlia Lopes-SilvaRicardo MouraJerusa Fumagalli de Salles e Vitor Haase

Idade: -

Escolaridade: crianças matriculadas no primeiro ciclo do ensino fundamental do 2º ao 5º anos, com exceção da tarefa de problemas aritméticos narrativos, em que os dados normativos foram coletados entre crianças do 3º ao 5 anoº.

Aplicação: Não informatizada. As tarefas da PRONUMERO podem ser aplicadas coletiva ou individualmente, dependendo das necessidades do profissional. Para isso, é importante que o avaliador siga as orientações contidas no Livro de Instruções. 

Correção: Não informatizada

Tempo de Aplicação: Tarefa de Problemas Aritméticos Narrativos (TPAN) – tempo médio de 15 minutos

Tarefa de Cálculos Aritméticos Básicos (TCAB)    -  – tempo médio de 15 minutos

Tarefa de Transcodificação Numérica (TTN) - – tempo médio de 25 minutos

Indicação: A PRONUMERO é um instrumento de avaliação construído em uma abordagem neuropsicológica que pode ser utilizado nos contextos de pesquisa, clínico, educacional ou em demais situações em que há necessidade de avaliação das habilidades de matemáticas.

Coleção Completa:

·        - Livro de instruções (manual)

        -  Livro de aplicação e avaliação – Tarefa de Problemas Aritméticos Narrativos (TPAN)

        -  Livro de aplicação e avaliação – Tarefa de Cálculos Aritméticos Básicos (TCAB)     

        -  Livro de aplicação e avaliação – Tarefa de Transcodificação Numérica (TTN)

        -  Guia rápido de Aplicação

Diferencial:  A avaliação é feita com base em critérios quantitativos e qualitativos. A avaliação quantitativa é feita baseada na somatória dos itens respondidos corretamente. A avaliação quantitativa é feita tendo com base a observação de estratégias e tipos de erros.

Descrição: PRONUMERO foi construída com o intuito de avaliar as dificuldades de aprendizagem da aritmética, contribuindo para o diagnóstico diferencial entre o transtorno específico de aprendizagem da matemática (discalculia) e a dificuldade de aprendizagem da matemática (DAM). A PRONUMERO constitui-se de testes que avaliam os problemas aritméticos narrativos, o cálculo aritmético básico e a transcodificação numérica.


Na PRONUMERO, além do subteste de cálculos aritméticos, presente em outros instrumentos previamente publicados, a PRONUMERO inclui subtestes que avaliam as habilidades de problemas aritméticos narrativos e transcodificação verbal-arábica. Os testes foram desenvolvidos com base em modelos cognitivos-neuropsicológicos e testados por meio de rigorosos estudos psicométricos. 


Restrito a psicólogos: Não

Editora: Vetor Editora

Validade do Instrumento: -

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam