Marca: Vetor
Modelo: Binaut-01
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*Este produto refere-se apenas ao Escalas I e II - Manual - Vol. 1, restante dos materiais não inclusos!

Nome: Binaut – Modelo Binário de Investigação da Sintomatologia Autística em Crianças

Autor: Lília Maíse de Jorge

Idade: O instrumento é destinado a crianças com idades entre 2 a 12 anos de idade.

Escolaridade: -

Aplicação: A aplicação do BINAUT segue o modelo de entrevista clínica diagnóstica semiestruturada, utilizando um instrumento padronizado. As Escalas I e II estão disponíveis nos formatos lápis e papel ou online, por meio da plataforma VOL Vetor Online. Quando aplicadas no formato digital, ambas devem ser conduzidas de maneira assistida.

Correção: A avaliação das Escalas I e II pode ser feita manualmente (lápis e papel) ou por meio da plataforma VOL Vetor Online. Os resultados, representando frequência e intensidade dos sintomas autísticos, são expressos em percentil agrupado e detalhado, escore T e classificação. Há, ainda, a possibilidade de analisar o nível de comprometimento em cada uma das áreas do desenvolvimento infantil.

Tempo de Aplicação: O tempo de aplicação varia conforme a escala. A Escala I pode ser concluída entre 15 e 30 minutos, ao passo que a Escala II demanda algo entre 90 e 120 minutos, pois, sendo uma entrevista semiestruturada, inclui pausas para esclarecimentos solicitados pelos pais ou responsáveis ao longo da investigação.

Indicação: O BINAUT pode ser utilizado em instituições especializadas no atendimento de autistas, unidades básicas de saúde, consultórios e clínicas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psiquiatria, neurologia, pediatria, entre outros contextos.

 

A Escala I, por ser ampla e voltada ao auxílio diagnóstico, pode ser aplicada em diferentes áreas de atuação que têm especial interesse em compreender o comportamento atípico e encaminhar as crianças para atendimentos multidisciplinares e institucionais.

 

A Escala II, por sua vez, é mais específica e deve ser utilizada por profissionais que tenham um conhecimento aprofundado sobre o desenvolvimento infantil em sua totalidade. Equipes multidisciplinares que contem com um psicólogo podem utilizar esse recurso para um delineamento mais preciso da intervenção necessária, seja em instituições, seja em clínicas de atendimento interdisciplinar.

 

Coleção Completa:

1 Binaut – Manual (Vol. 1) 

1 Binaut – Livro de Aplicação – Escala I (Vol. 2) - caderno de entrevista, reutilizável

1 Binaut – Livro de Avaliação – Escala I (Vol.3) - protocolo de correção, descartável conj. c/ 5un

1 Binaut – Livro de Avaliação – Escala I (Vol. 4) - análise e interpretação, descartável) conj. c/ 5un

1 Binaut – Livro de Aplicação – Escala II (Vol. 5) - caderno de entrevista, reutilizável

1 Binaut – Livro de Avaliação – Escala II (Vol. 6) - análise e interpretação, descartável conj. c/ 5un

1 Binaut – Livro de Avaliação – Escala II (Vol. 7) - análise e interpretação, descartável conj. c/ 5un

 

Diferencial:  Elaborado, padronizado e normatizado no Brasil, o BINAUT é um recurso que oferece uma explicação detalhada de cada sintoma, incluindo orientações sobre a forma adequada de avaliação.

 

A Escala I pode ser reaplicada após um período determinado para verificar a estabilidade ou a variação dos sintomas, especialmente em crianças menores de 5 anos. Já a Escala II permite identificar possíveis avanços no desenvolvimento e avaliar a eficácia das intervenções realizadas em diferentes áreas.

 

Por ser de aplicação rápida, a Escala I auxilia profissionais da área médica e psicólogos a direcionarem seu olhar para os aspectos realmente atípicos do autismo, representando um primeiro passo no processo diagnóstico. A Escala II, por sua vez, possibilita uma análise dos sintomas à luz do desenvolvimento infantil, permitindo identificar atrasos ou ausência de marcos importantes e suas repercussões no desenvolvimento global da criança.

 

Descrição: O Modelo Binário de Investigação da Sintomatologia Autística em Crianças (BINAUT) foi elaborado com o objetivo de investigar a presença de sintomas autísticos em crianças de 2 a 12 anos de idade, determinando o grau em que o comprometimento aferido impacta sua vida relacional. Além disso, norteia os clínicos na determinação das metas interventivas.

 

É composto por duas escalas que permitem distinguir se os comportamentos manifestados pela criança avaliada tendem a ser atípicos em relação ao desenvolvimento comum, ou se estão atrasados (ou mesmo ausentes), considerando o desenvolvimento típico para sua faixa etária. Essa diferenciação é fundamental para a consideração clínica diagnóstica e para a proposta interventiva subsequente à avaliação.

 

Restrito a psicólogos: Não

Editora: Vetor Editora

Validade do Instrumento: -

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