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Resumo
O uso de computadores assume um papel cada vez mais relevante em nossas vidas, seja na forma como interagimos em sociedade, no acesso a serviços corriqueiros ou mesmo no exercício da cidadania. É importante observar que não há neutralidade nessa relação homem-computador – ao mesmo tempo em que sofremos o impacto da tecnologia, somos responsáveis pela forma que ela assume e, consequentemente, por seus efeitos.
Nesse contexto, este livro aborda a criação de sistemas computacionais para pessoas comuns, especialmente aquelas não familiarizadas com as tecnologias da informação e comunicação. Refletindo sobre os resultados do Projeto e-Cidadania, realizado em comunidades desfavorecidas do Brasil, os autores apresentam desde as bases que sustentaram o desenvolvimento desse projeto até as tendências futuras em termos de desenvolvimento de tecnologias que promovam a inclusão social.
Sumário
Sobre o livro
Apresentação
Prefácio
PARTE I - Bases Epistemológicas
Capítulo 1. Introdução
Capítulo 2. O modelo semioparticipativo de design
Capítulo 3. E-cidadania na linha do tempo
PARTE II - Caracterização de Sistemas Inclusivos e seu Desenvolvimento
Capítulo 4. O sistema vila na rede sob a perspectiva de valores em software social
Capítulo 5. Metacomunicação e apoio ao exercício da cidadania
Capítulo 6. Aspectos de flexibilidade em sistemas inclusivos
Capítulo 7. Awareness em redes sociais inclusivas
Capítulo 8. Possibilitando o acesso participativo e universal ao conhecimento: um mecanismo de busca inclusivo
Capítulo 9. Lições aprendidas no desenvolvimento de software social
Capítulo 10. Avaliação de redes sociais online: um passo em direção às redes sociais inclusivas
PARTE III - Design Inclusivo Situado
Capítulo 11. Apropriação de recursos hipermidiáticos em rede social inclusiva
Capítulo 12. A vila união em rede – um exemplo de inclusão digital no mundo contemporâneo
Capítulo 13. E-cidadania e práticas de letramento com idosos
PARTE IV - Tendências e Metarreflexão
Capítulo 14. Sistemas inclusivos sob a ótica da web pragmática
Capítulo 15. Metarreflexão
Referência
BARANAUSKAS, M. C. C.; MARTINS, M. C.; VALENTE, J. A. Codesign de redes digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. Porto Alegre: Penso, 2013. 304p.