Marca: Hogrefe
Modelo: ZSEP-02
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Nome: Z-SEP - Teste de Zulliger no Sistema Escola de Paris   


Autor: Elizabeth do Nascimento; Marcelo Augusto Resende.

Idade: O instrumento é destinado à adultos de 18 anos até 92 anos de idade.

Escolaridade: -

Aplicação: A aplicação é individual, seguindo as instruções conti­das no manual do teste. Sua duração costuma ser entre 30 minutos e 2 horas e deve ser administrada em um ambiente devidamente adequado.

Para a aplicação, são indispensáveis os seguintes materiais:

Conjunto de três cartões: originais e devendo estar em boas condições de uso, ou seja, sem arranhões, rabiscos ou sujeiras.

Protocolo de aplicação: para anotação dos dados de identificação, das respostas aos cartões, dos inquéri­tos das respostas, além das seleções dos cartões (pre­ferido e preterido), fechamento e tabelas do psicograma para codificação.

Folha de localização: padronizada, colorida, para a localização das respostas identificadas nos cartões.

Caixa de lápis de cor (12 cores diferentes): para a lo­calização das respostas dadas, sendo que cada locali­zação no mesmo cartão deve ser feita com uma cor diferente para não haver dúvidas na identificação das marcações.

Cronômetro: de preferência silencioso.

 

Correção: Não informatizada

Tempo de Aplicação: -

Indicação: Avaliação clínica, concessão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou de porte de arma de fogo, processo seletivo, perícia, orientação profissional, entre outros.

Coleção Completa:  Coleção Simples: Manual, Bloco de Aplicação (25 folhas) e Bloco de localização (25 folhas). 

Diferencial:         -

Descrição: O Teste Zulliger é um instrumento inspirado no Rorschach. A avaliação ocorre diante da apresentação de estímulos não estruturados (sem forma definida, imagem ambígua), o indivíduo usa os próprios recursos subjetivos e sua própria dinâmica para perceber a figura e dar significado a ela.

O seu objetivo é avaliar características da personalidade, processos afetivos e cognitivos, adaptação social, adequação à realidade, saúde mental e presença de psicopatologias. O Sistema Escola de Paris tem por base os processos associativo-perceptivos do examinando, enfatizando as análises qualitativas, voltadas para uma visão mais psicodinâmica do indivíduo.

De acordo com Pasian (2000), a Escola francesa possibilita interpretações psicodinâmicas bastante enriquecedoras do teste e tem como referenciais tanto a teoria fenomenológica quanto a psicanalítica. Nesse sentido, buscou-se uma forma de análise e de interpretação especificamente clínica, qualitativa, individual e singular, permitindo uma melhor escuta do paciente (Chagnon, 2014).

 

Restrito a psicólogos: Sim

Editora: Hogrefe

Validade do Instrumento: 30/06/2033

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