Tempo limitado de oferta
R$ 231,20 R$ 289,001x | R$ 231,20 | sem juros | 2x | R$ 115,60 | sem juros |
3x | R$ 77,07 | sem juros | 4x | R$ 57,80 | sem juros |
5x | R$ 46,24 | sem juros |
PLANO DE ENSINO – VETOR EDITORA
Teste de Desempenho Escolar II - TDE II: uma ferramenta para mapeamento da aprendizagem
Professora: Rochele Paz Fonseca (07/15133)
Resumo do curso: Neste curso, será dada a fundamentação teórica e metodológica para a compreensão da aplicação, ao registro, pontuação e interpretação do TDE II para o exame do tripé da aprendizagem – escrita, matemática e leitura – nos contextos individual e coletivo, clínico e educacional, em crianças e adolescentes do 1º. ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Objetivo Geral: Instrumentalizar psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, profissionais da saúde e da educação em geral a usarem o TDE II como uma ferramenta de mapeamento da aprendizagem de habilidades básicas da escrita, da aritmética e da leitura, em seu máximo potencial de aplicabilidade.
Objetivos Específicos:
• aprofundar bases teóricas e metodológicas da construção dos conjuntos instruções-estímulos dos três subtestes do TDE II para otimizar sua interpretação;
• abordar os critérios diagnósticos dos transtornos específicos de aprendizagem, a partir do contínuo de dificuldades de aprendizagem;
• explicitar os padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes
Escrita, Aritmética e Leitura do TDE II, modalidade individual, em crianças e adolescentes do 1º. Ao 9º. ano do Ensino Fundamental;
• instrumentalizar profissionais e estudantes quanto aos padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita e Aritmética do TDE II, modalidade coletiva, em crianças e adolescentes do 4º. ao 9º. ano do Ensino F undamental;
• ilustrar a interpretação do TDE II com um caso de criança com queixas de aprendizagem.
Ementa: Bases teórico-metodológicas do processamento da escrita, da leitura e da aritmética e da avaliação das habilidades básicas a esse relacionadas. Aplicação, registro, pontuação e interpretação do TDE II – modalidades individual e coletiva, para clínicos e educadores avaliarem e intervirem em casos e grupos com demandas de aprendizagem.
Metodologia: Videoaulas expositivas. Análise crítica de trechos de artigos científicos e de modelos
de processamento da leitura, da escrita e da matemática. Estudo de caso e vinhetas de casos.
CONTEÚDO:
Módulo 1:
• Histórico do TDE ao TDE II
• Objetivos do TDE
• Conceito de aprendizagem escolar: leitura escrita matemática (aritmética)
Módulo 2.1: Evidências psicométricas e clínicas do TDE II
• Que estudos foram feitos
• Para que eles servem na prática
• Compreensão dos itens e dos critérios por trás dos itens para uma mais produtiva e completa análise das respostas
Módulo 2.2: Das dificuldades aos transtornos específicos de aprendizagem
• Critérios Diagnósticos
• O uso do TDE II neste contexto de diagnóstico
Módulo 3: Subteste Escrita - Individual
• Aplicação real
• Registro
• Pontuação
• Interpretação
Módulo 4: Subteste Aritmética - Individual
• Aplicação real
• Registro
• Pontuação
• Interpretação
Módulo 5: Subteste Leitura - Individual
• Aplicação real
• Registro
• Pontuação
• Interpretação
Módulo 6: Integração, devolução e redação dos resultados do TDE II
Módulo 7: Subtestes Escrita e Aritmética - Coletivo
• Aplicação real em uma turma de reforço
• Registro
• Pontuação
• Interpretação
Módulo 8: Aplicabilidades e Limitações: múltiplas vantagens