Modelo: Especialização em Altas Habilidades/Superdotação - EAD
Disponibilidade: Em estoque
Especialização
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Curso 100% online
Aulas com professores com experiência na área
Vídeo Aulas, leituras com atividades dirigidas, avaliação a cada
aula, webinar, tutoria, prática supervisionada para identificação e intervenção.
Diferencial
Curso com acompanhamento e tutoria, prática supervisionada e
webinar com professores que atuam e tem grande experiência na área.
Professores Convidados
Angela Maria Piassa, Esp
Clayton dos Reis Marques, Dr
Cristina Maria Carvalho Delou, Dra
Daniela Vilarinho Rezende, Dra
Denise Maria de Matos P. Lima, Dra
Denise Ribas Jamus, Ms
Elizabeth Carvalho da Veiga, Dra
Fabiane Chueiri Cianca, Ms
Isabela Sallum, Ms.
Jane Farias Chagas, Dra
Joseph Renzulli, Dr - Estados Unidos
Leandro Fernandes Malloy-Diniz, Dr
Liliane Bernardes Carneiro, Dra
Marcela M. Canonico Tremmell, Ms
Maria Clara Sodré S. Gama, Dra
Miguel Claudio Chacon, Dr
Patricia Neumann, Dra
Renata Maia Pinto, Dra
Renata Prado, Dra
Rosa Maria Junqueira Scicchitano, Dra
Rosana Lopes, Dra
Solange Muglia Wechsler, Dra
Susana Graciela Barrera Perez, Dra - Uruguai
Tatiana Izabele J de Sá Riechi, Dra.
Vera Lucia Palmeira Pereira, Ms
Módulo I - Do Conceito às teorias e teóricos
· Definições e Conceituações
sobre altas habilidades/ superdotação, talento e outras nomenclaturas
recorrentes. Características e mitos
· A Teoria Triárquica de
Inteligência de Robert Sternberg
· A Teoria das Inteligências Múltiplas de
Howard Gardner
· O Modelo Diferenciado de
Dotação e Talento (DMGT 2.0) de Françoys Gagné
· O Modelo Triádico de Enriquecimento
Escolar (SEM) de Joseph Renzulli
· A aplicabilidade do Modelo de
Enriquecimento Escolar (SEM) no contexto brasileiro
· Iniciação à Pesquisa Científica
Módulo II - Característica socioemocionais, intelectuais e de
aprendizagem da pessoa com AH/SD
· A contribuição da neurociência
para a área de altas habilidades/superdotação
· Contribuições da Psicopedagogia à
aprendizagem de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação
· Criatividade: da concepção às formas de
identificação e desenvolvimento
· O desenvolvimento socioemocional das
pessoas com AH/SD em múltiplos contextos
· Da precocidade à idade adulta: O que
esperar de cada fase?
· AH/SD e outras necessidades educacionais
especiais
· AH/SD e Transtorno do Espectro Autista
Módulo III - Da indicação ao atendimento: Quem indica? Quem
avalia? Como identificar? Qual o encaminhamento? Quem atende? Onde e como
atender?
· A relação da família,
sociedade e escola: Contextos diversificados e sua contribuição para o
desenvolvimento da pessoa com AH/SD
· Preceitos Nacionais para AH/SD e o
Atendimento especializado
· A identificação de pessoas com altas
habilidades/superdotação: caminhos e perspectivas
· Verdades e inverdades: a contribuição
psicométrica a partir dos testes formais no processo de identificação da pessoa
com Altas Habilidades/Superdotação
· Desenvolvimento socioemocional nas AH/SD a
partir de Dabrowski
Módulo IV - Práticas do atendimento da pessoa com Altas
Habilidades/Superdotação
· Proposta curricular para o
atendimento da criança, adolescente, jovem e adulto com AH/SD. Aceleração
· Práticas educacionais: Propostas de
intervenção
· Propostas Educacionais em diferentes
países: Visão Panorâmica
· Intervenção e funções executivas no
atendimento educacional especializado para o estudante com AH/SD
· Laboratórios O AEE e aprofundamento
nas Áreas do Conhecimento.
Práticas Educativas:
Prática Educativa 1 e 2: Identificação e Intervenção em AH/SD
Professor: Fabiane Chueire Cianca / Marcela Canônico
Carga Horária: 160h/a