Marca: Hogrefe
Modelo: SONR-03
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Este material é de uso exclusivo do Profissional Psicólogo portanto para a compra deve apresentar o número do CRP.

Nome: SON-R 2 1/2 - 7 a Teste Não Verbal para Avaliação da Inteligência Geral


Autor: Jacob A. Laros; Peter J. Tellegen.

Validação e normatização brasileira: Girlene R. de Jesus & Camila A. Karino.

Idade: Crianças de 2 anos e 6 meses a 7 anos e 11 meses de idade.

O teste foi desenvolvido especialmente para reduzir a influência do fator verbal e da escolaridade na avaliação das habilidades cognitivas, desta forma, a sua aplicação é adequada para:

- Crianças com dificuldades auditivas;

- Crianças com problemas de linguagem;

- Autismo e transtornos de desenvolvimento;

- Imigrantes cuja a primeira língua é diferente da falada no lugar de moradia.

Escolaridade: -.

Aplicação:  O SON-R 2½-7 [a] deve ser administrado individualmente e leva aproximadamente 40 minutos (incluindo pequenas pausas entre os subtestes). As instruções para aplicação podem ser dadas de forma verbal ou não-verbal. Esta decisão será adaptada de acordo com a habilidade comunicativa de cada criança, permitindo que o teste seja administrado da forma mais natural possível.

Correção: Possui correção informatizada. Correção Manual e informatizada através de software incluso no kit, disponível para Windows 98, Me, NT, 2000, XP, Vista, Windows 7.

Tempo de Aplicação: Cerca de 40 minutos.

Indicação: Educacional, Clínico, Neuropsicológico e demais áreas onde o propósito é fazer uma avaliação da cognição.

Coleção Completa: Maleta de madeira contendo 4 subtestes, o manual, folhas de resposta e o CD para correção informatizada.

Descrição: O SON-R 2½-7 [a] é um instrumento não verbal para avaliação da inteligência geral.

Seu objetivo é a avaliação geral do desenvolvimento e das habilidades cognitivas, através de quatro subtestes, que avaliam habilidades espaciais e viso-motoras e raciocínio abstrato e concreto.

Difere de outros testes não-verbais para crianças, na sua combinação de:

- Abordagem amigável - no estilo de administração e na atratividade dos materiais;

- Pessoal - aplicado de acordo com a particularidade de cada criança;

- Variedade das habilidades medidas e na possibilidade de testar a inteligência independentemente do nível de habilidade verbal.

Os subtestes podem ser agrupados em dois tipos: Testes de raciocínio (Categorias e Situações) e testes de execução, com enfoque espacial e viso-motor (Mosaicos e Padrões).

Portanto, esse teste pode servir tanto como primeira opção, quanto como um segundo teste nos casos em que decisões importantes precisam ser tomadas ou se a validade do primeiro teste for duvidosa.


Restrito a psicólogos: Sim.

Editora: Hogrefe.

Validade do Instrumento: 25/02/2027.

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