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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou também chamado de Autismo é um complexo transtorno do neurodesenvolvimento que afeta órgãos e sistemas e que impacta sobretudo na formação do cérebro social (habilidades tipicamente humanas que nos conferem capacidades de aprender por imitação, por instrução ou por colaboração). O desenvolvimento motor tem sido frequentemente implicado como um biomarcador precoce de autismo. Estudos apontam que a análise do sentar, do engatinhar, o ficar em pé e o andar nos primeiros meses de vida já podem indicar padrões assimétricos de movimento. E que, sendo as desordens do movimento mais cedo identificáveis do que as desordens sociais e anormalidades linguísticas, que caracterizam o diagnóstico principal do autismo, a intervenção pode ser feita mais precocemente, promovendo uma nova organização. Nos últimos anos, a fisioterapia se desenvolveu na área da saúde mental, discutindo novas possibilidades e estratégias de atuação. O fisioterapeuta tem papel primordial no tratamento das alterações motoras no transtorno do espectro autista e no desenvolvimento da autonomia e funcionalidade. Este livro aborda essas alterações motoras no autismo, avaliação, intervenções e recursos fisioterapêuticos. O grande diferencial do fisioterapeuta é saber realizar programas motores motivadores ao paciente autista, exercícios com propósito e com a prática orientada à tarefa para garantir, desta forma, a realização e execução da atividade. Por fim, este livro traz um checklist para nortear a avaliação e, consequentemente, o tratamento dentro do público com autismo.
Capítulos:
Seção I: COMPORTAMENTO MOTOR TÍPICO E ATÍPICO
1- Controle motor na infância
2 - Aprendizagem motora
3 - Desenvolvimento motor
4 - Funcionalidade nos transtornos do neurodesenvolvimento
5- Interdisciplinaridade e o olhar para o movimento
Seção II: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
6 - História, epidemiologia e etiologia do TEA
7 - Critérios diagnósticos, conceitos atuais e instrumentos de avaliação no TEA
8 - Comorbidades clínicas e intervenção medicamentosa no TEA
9 - Bases neurais do TEA
10 - Funções cognitivas no TEA
11 - Comportamento e funções socioemocionais no TEA
12 - Linguagem e funcionalidade no TEA
13 - Apraxia de fala
14 - Processamento sensorial
15 - Identificação de alterações precoces no TEA
16 - Dificuldades escolares no TEA
17 - Particularidades nos ciclos de vida: crianças, adolescentes e adultos
Seção III: ALTERAÇÕES MOTORAS NO TEA
18 - Sigla mnemônica spectrum
19 - Sequência práxica
20 - Percepção
21 - Equilíbrio e controle postural
22 - Coordenação motora
23 - Tônus muscular
24 - Resistência
25 - Uniformidade
26 - Marcos Motores
Seção IV: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
27 - Anamnese, exame físico e avaliação funcional no TEA
28 - Instrumentos padronizados de rastreio e avaliação do desempenho motor
29 - Raciocínio clínico na elaboração de programas fisioterapêuticos no TEA
30 - Intervenção precoce no TEA
31 - Estimulação sensório-motora
32 - Estratégias para déficits relacionados ao controle postural
33 - Fortalecimento e exercício aeróbico
34 - Hipoterapia no TEA
35 - Vestes e treinos neurointensivos
36 - Neuromodulação não invasiva no TEA
37 - Osteopatia, terapia manual e RTA® no TEA
38 - Aplicabilidade do tratamento neuroevolutivo no TEA
39 - Fisioterapia respiratória no TEA
40 - Fisioterapia aquática no TEA
41 - Fisioterapia pélvica no TEA
42 - Bandagem elástica, órteses e gesso seriado
Seção V: ORIENTAÇÕES GERAIS
43 - Disfunção do processamento sensorial
44 - Uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa no TEA
45 - Manejo de comportamentos desafiadores
46 - Prática centrada na família
Autores:
Juliana Barbosa Goulardins
Fabiana Sarilho de Mendonça
Tarita Inoue Oliveira Garcia
Wania Christina Jorge








