Marca: Editora Ampla
Modelo: 9786584793910
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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou também chamado de Autismo é um complexo transtorno do neurodesenvolvimento que afeta órgãos e sistemas e que impacta sobretudo na formação do cérebro social (habilidades tipicamente humanas que nos conferem capacidades de aprender por imitação, por instrução ou por colaboração). O desenvolvimento motor tem sido frequentemente implicado como um biomarcador precoce de autismo. Estudos apontam que a análise do sentar, do engatinhar, o ficar em pé e o andar nos primeiros meses de vida já podem indicar padrões assimétricos de movimento. E que, sendo as desordens do movimento mais cedo identificáveis do que as desordens sociais e anormalidades linguísticas, que caracterizam o diagnóstico principal do autismo, a intervenção pode ser feita mais precocemente, promovendo uma nova organização. Nos últimos anos, a fisioterapia se desenvolveu na área da saúde mental, discutindo novas possibilidades e estratégias de atuação. O fisioterapeuta tem papel primordial no tratamento das alterações motoras no transtorno do espectro autista e no desenvolvimento da autonomia e funcionalidade. Este livro aborda essas alterações motoras no autismo, avaliação, intervenções e recursos fisioterapêuticos. O grande diferencial do fisioterapeuta é saber realizar programas motores motivadores ao paciente autista, exercícios com propósito e com a prática orientada à tarefa para garantir, desta forma, a realização e execução da atividade. Por fim, este livro traz um checklist para nortear a avaliação e, consequentemente, o tratamento dentro do público com autismo.

Capítulos:

Seção I: COMPORTAMENTO MOTOR TÍPICO E ATÍPICO

1- Controle motor na infância

2 - Aprendizagem motora

3 - Desenvolvimento motor

4 - Funcionalidade nos transtornos do neurodesenvolvimento

5- Interdisciplinaridade e o olhar para o movimento

Seção II: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

6 - História, epidemiologia e etiologia do TEA

7 - Critérios diagnósticos, conceitos atuais e instrumentos de avaliação no TEA

8 - Comorbidades clínicas e intervenção medicamentosa no TEA

9 - Bases neurais do TEA

10 - Funções cognitivas no TEA

11 - Comportamento e funções socioemocionais no TEA

12 - Linguagem e funcionalidade no TEA

13 - Apraxia de fala

14 - Processamento sensorial

15 - Identificação de alterações precoces no TEA

16 - Dificuldades escolares no TEA

17 - Particularidades nos ciclos de vida: crianças, adolescentes e adultos

Seção III: ALTERAÇÕES MOTORAS NO TEA

18 - Sigla mnemônica spectrum

19 - Sequência práxica

20 - Percepção

21 - Equilíbrio e controle postural

22 - Coordenação motora

23 - Tônus muscular

24 - Resistência

25 - Uniformidade

26 - Marcos Motores

Seção IV: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

27 - Anamnese, exame físico e avaliação funcional no TEA

28 - Instrumentos padronizados de rastreio e avaliação do desempenho motor

29 - Raciocínio clínico na elaboração de programas fisioterapêuticos no TEA

30 - Intervenção precoce no TEA

31 - Estimulação sensório-motora

32 - Estratégias para déficits relacionados ao controle postural

33 - Fortalecimento e exercício aeróbico

34 - Hipoterapia no TEA

35 - Vestes e treinos neurointensivos

36 - Neuromodulação não invasiva no TEA

37 - Osteopatia, terapia manual e RTA® no TEA

38 - Aplicabilidade do tratamento neuroevolutivo no TEA

39 - Fisioterapia respiratória no TEA

40 - Fisioterapia aquática no TEA

41 - Fisioterapia pélvica no TEA

42 - Bandagem elástica, órteses e gesso seriado

Seção V: ORIENTAÇÕES GERAIS

43 - Disfunção do processamento sensorial

44 - Uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa no TEA

45 - Manejo de comportamentos desafiadores

46 - Prática centrada na família

Autores:

Juliana Barbosa Goulardins

Fabiana Sarilho de Mendonça

Tarita Inoue Oliveira Garcia

Wania Christina Jorge

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