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O livro “Atenção Interdisciplinar ao Autismo”,
organizado pelas coordenadoras do PRAIA - Programa de Atenção Interdisciplinar
ao Autismo - da Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Amélia Cardoso e
Maria Luísa Magalhães Nogueira conta com 20 capítulos escritos por
pesquisadores e profissionais da área, de diferentes programas de pesquisa e
clínicas no país lançado pela Ampla Editora. Além de especialistas brasileiros
e internacionais, a obra conta também com participação de pessoas com autismo,
que, de alguma forma, estão próximas ao campo acadêmico, de modo que respeita a
expertise e o lugar de fala das pessoas com autismo, bem como reconhece e
divulga a importância da participação dos autistas para o avanço ético e
sensível das pesquisas na área.
Prefácio Sophia Silva de Mendonça
Capítulo 1: Arte e deficiência: potências do (in)visível
Jardel Sander da Silva & Jane Valle
Capítulo 2: História dos transtornos do aspectro do
autismo (TEA) na perspectiva de políticas públicas no Brasil Clarice Rios
Capítulo 3: Evidências científicas sobre o autismo: o
que sabemos até hoje? Paulo Ricardo Martins-Filho & Brenda Carla Lima
Araújo
Capítulo 4: Diagnóstico de transtorno do espectro do
autismo Liubiana Arantes de Araújo
Capítulo 5: Autismo na idade adulta Alexandre Hatem
& Lucas Géo
Capítulo 6: A importância dos pares na intervenção da
pessoa com transtorno do espectro do autismo Andréa Fonseca Farias Lobato,
Cláudia Nogueira Costa, Eugênia Andréa Leão Santos & Bernardo Serruya
Carduner
Capítulo 7: A pessoa com deficiência e o direito à
diversão acessível Tatiana de Oliveira Takeda
Capítulo 8: Orientação a famílias de crianças com TEA:
combinando ciência e suporte afetivo Isabella Peixoto de Barcelos & Poliana
Martins da Silva Vieira
Capítulo 9: Refutando equívocos sobre ABA para pessoas
com transtorno do espectro do autismo Thais Porlan de Oliveira
Capítulo 10: TEA:
questões atuais sobre intervenção precoce Giacomo Vivanti & Maria Luísa M.
Nogueira
Capítulo 11: O treinamento de pais na promoção de
qualidade de vida e desenvolvimento frente ao TEA Edilici R. S. Mallucelli,
Nicole O. Carvalho & Fernanda D. de Menezes
Capítulo 12:
Terapia de integração sensorial no autismo: bases para a intervenção Ana Amélia
Cardoso, Izabela Lambertucci & Luísa Aragão
Capítulo 13:
Atividades da vida diária e autismo: contribuições da terapia ocupacional
Clarice Ribeiro Soares Araújo & Olivia Souza Agostini
Capítulo 14: Uma proposta de orientação ao cuidador:
como ajudar a criança durante a alimentação Tatiane Chagas
Capítulo 15: Dificuldade alimentar no autismo:
intervenção da fonoaudiologia e da terapia ocupacional Amanda Dupin &
Mariana Pantuso
Capítulo 16: Recursos para inclusão escolar no TEA
Adriana Araújo Pereira Borges
Capítulo 17: Leitura precoce ou hiperlexia?: reflexões
sobre a habilidade precoce de leitura em crianças com TEA Cláudia
Cardoso-Martins, Daniela T. Gonçalves & Carolyn B. Mervis
Capítulo 18: Apraxia de fala na infância no transtorno
do espectro do autismo Leticia Maria Paula da Silva & Marileda Barichello
Gubiani
Capítulo 19: Comunicação alternativa no TEA Fernanda
Tebexreni Orsati & Jessica Mayara
Capítulo 20: Desenvolvimento motor no TEA Simara Regina
de Oliveira Ribeiro, Guilherme Menezes Lage, Fabiana Carolina Santos de Almeida
& Crislaine Rangel Couto