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Abordando o tema ‘brincar’ em seus diferentes contextos (escola,
hospital e rua), um grupo de pesquisadores brasileiros relata nesse livro o
resultado de uma profunda pesquisa sobre o assunto. Uma obra que aprofunda
questões, como os espaços de brincadeiras na rua, os diversos tipos de jogos em
relação com o amadurecimento das funções cerebrais, a preocupação com a
formação lúdica do professor, o brincar no hospital como promotor de saúde e a
brinquedoteca como elemento de proteção e prevenção a fatores de risco. Ideal
para pedagogos, psicólogos, profissionais de saúde e a todos interessados em
fazer da brincadeira um instrumento para manter a estabilidade física e
emocional da criança. Esta obra é resultado do esforço de um grupo de trabalho
que aprofundou as pesquisas sobre o ‘brincar’ em seus diversos contextos; na
escola, no hospital e na rua. Iniciando pela creche, a pesquisa mostra a
intervenção e a avaliação com bebês, priorizado as brincadeiras espontâneas das
crianças. Em experiências realizadas com e sem a utilização de brinquedos, as
autoras mostram a importância do lúdico na aprendizagem. O resgate de
brincadeiras tradicionais também é apresentado como fator de influência na
alfabetização, por meio de conexões neurais, permitindo que a criança
desenvolva seu potencial intelectual e criativo. Já no hospital, a brincadeira
e o espaço do brincar pode ser um fator determinante para humanização das
relações, facilitando o tratamento e criando um ambiente para que a criança
tenha um tratamento saudável e com menos traumas. Enfim, um dos aspectos que
marcam a infância é o brinquedo, e este é para a criança aquilo que o trabalho
é para o adulto, sua principal atividade. Dessa forma, esse livro é uma importante
contribuição sobre as reflexões acerca do lúdico e sua influência no cotidiano
infantil.