Tempo limitado de oferta
R$ 102,60 R$ 114,001x | R$ 102,60 | sem juros | 2x | R$ 51,30 | sem juros |
Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2010
1ª Edição
Organizador: NORMANDA ARAÚJO DE MORAIS, LUCAS NEIVA-SILVA E SÍLVIA HELENA
KOLLER
Autor: ALINE CARDOSO SIQUEIRA, ANA REGINA NOTO, CESAR AUGUSTO PICCININI,
DÉBORA BALBOSCO DELL´AGLIO, ELDER CERQUEIRA-SANTOS, FERNANDA TORRES DE
CARVALHO, HUGO JULIANO DUARTE MATIAS, JOANA PLENTZ MARQUARDT, JORGE LÓPEZ
MARTÍNEZ, JULIANA PRATES SANTANA, LUCAS NEIVA-SILVA, MARCELA RAFFAELLI, MARIA
DE FÁTIMA PEREIRA ALBERTO, MARIA GORETI DE SOUZA, MARIA LUCIA DE ANDRADE REIS,
NAIDE MARIA BASEGGIO CORRÊA, NORMANDA ARAÚJO DE MORAIS, PAOLA BIASOLI ALVES,
ROSÂNGELA FRANCISCHINI, SÍLVIA HELENA KOLLER, SÍLVIA GIUGLIANI, SIMONE PALUDO,
THAÍS MESQUITA DONINELLI, WALTER ERNESTO UDE MARQUES, WALTER FERREIRA DE
OLIVEIRA, YONE GOLÇALVES DE MOURA
ISBN: 978-85-62553-25-7
528 páginas
”Pensar a infância e adolescência
em situação de rua é, sobretudo, trabalhar com a infância em situação de
vulnerabilidade social e com famílias e contextos sociais em situação de
vulnerabilidade. É preciso, portanto, voltar... Voltar as nossas pesquisas e
propostas de intervenções para as comunidades de baixa renda, voltar para as
famílias negligenciadas pelas políticas públicas, voltar para as escolas...
Portanto, voltar-se para toda a diversidade de atores, programas e políticas
sociais, loca¬lizados em diferentes endereços desconhecidos”, os quais estão em
diferentes níveis, relacionados ao fato de que crianças e adolescentes
continuam a fazer da rua o seu principal (ou um dos principais) contextos de
desenvolvimento. Junto a estes podemos contribuir para o fortalecimento e
desenvolvimento de alternativas mais viáveis e sadias de projetos de vida para
essas crianças e adolescentes.
Parte I – Aspectos teórico-metodológicos; Capítulos:
1. Crianças e adolescentes em situação de rua: história, caracterização
e modo de vida;
2. Resiliência e vulnerabilidade na vida de crianças e adolescentes em
situação de rua;
3. A situação de rua como contexto de desenvolvimento infantil:
discussões metodológicas;
4. Aspectos metodológicos nas pesquisas com crianças e adolescentes em
situação de rua;
5. Princípios éticos nas pesquisas com crianças e adolescentes em
situação de rua;
Parte II – Aspectos desenvolvimentais; Capítulos:
6. Famílias de crianças e adolescentes em situação de rua;
7. Além do saber ler e escrever: a escola na vida das crianças em
situação de rua;
8. Emoções morais: desvelando a moralidade das crianças e adolescentes
em situação de rua;
9. Saúde de crianças e adolescentes em situação de rua;
10. Crianças em situação de rua: trabalho e processos de socialização;
11. A exploração sexual comercial de crianças e adolescentes em
condição de rua: uma das piores formas de trabalho infantil;
12. Uso de drogas por crianças e adolescentes em situação de rua e a
busca de intervenções efetivas;
13. Comportamentos sexuais de risco em crianças e adolescentes em situação de rua: vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS;
14. Rua, virilidade e violência: crianças e jovens em situação de
extrema vulnerabilidade social e pessoal;
Parte III – Intervenções com crianças e adolescentes em situação de
rua; Capítulos:
15. Trajetória de vinculação institucional de crianças e adolescentes
em situação de rua;
16. Profissionais que atendem crianças e adolescentes em situação de
rua: conquistas alcançadas e desafios enfrentados;
17. Educação social de rua;
18. Inter-Rua: experiência de Porto Alegre;
19. Experiência das Casas Lares: uma alternativa possível para crianças
e adolescentes em situação de rua.