Esse livro apresenta, através de relatos curtos, mas muito ilustrativos, um modelo de trabalho sensível e criativo que pode ser realizado com crianças e suas famílias, integrando teorias e técnicas de diferentes abordagens.
Os autores buscam mostrar como as crianças podem ser muito criativas quando estimuladas e acessadas com o uso de instrumentos adequados. Dentro dessa visão, a terapia de famílias com crianças pode ser um desafio encantador e uma fonte inesgotável de satisfação e enriquecimento para pacientes e terapeutas. Como afirmam Renato e Marina Caminha, em sua apresentação do livro, "ele mostra de forma brilhante, criativa e divertida, como devemos agir na prática clínica". Definem Adriana como "uma terapeuta mágica, ou melhor, uma fada que transforma as dificuldades e os medos infantis em instigantes aventuras". Concluindo sua apresentação do livro, Prado afirma: "Quanto mais se aprende a compreender o mundo dos sonhos e do imaginário infantil, melhor se trabalha com a realidade, muitas vezes sofrida e difícil, das crianças e suas famílias que buscam auxílio terapêutico. "Trabalhando com crianças e suas famílias: casos clínicos ilustrados" pretende mostrar o caminho que os autores utilizam para alcançar esse objetivo, para que sirva como um estímulo a todos que trabalham nesta área, em diferentes contextos e sob referenciais diversos.
Sobre os Autores:
Adriana Zanonato
Psicóloga, Especialista em Terapia Familiar e de Casais e em Terapia Cognitivo-Comportamental, professora e supervisora dos cursos de Terapia Familiar e de Casais e de Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC - Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre. Certificada pela EMDRIA - EMDR International Association - e membro da EMDR-Brasil. Coautora dos livros Trabalhando com Crianças e Suas Famílias - Casos Clínicos Ilustrados (2010), Trabalhando com Crianças e Suas Famílias: Histórias Terapêuticas (2012), De Minha Boca Saem Cobras e Lagartos (2013), A Menina Aprisionada (2013), A Disputa dos Pensamentos (2015), A Derrota dos Medos (2016), e Tocmínio (2017), todos editados pela Arte em Livros Editora, além de Toninho e a Poção da Falsa Felicidade (2016), editado em parceria com outra editora.
Luíz Carlos Prado
Médico Psiquiatra, terapeuta de crianças, adolescentes, casais e famílias, professor supervisor dos cursos de Terapia Familiar e de Casais e de Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC - Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre. Autor dos livros O Ser Terapeuta (2002), Amor e Violência nos Casais e nas Famílias (2004), Entre a Realidade e os Sonhos - O Desafio das Famílias com Bebês (2006) e As Múltiplas Faces da Infidelidade Conjugal (2012). Coautor dos livros Trabalhando com Crianças e Suas Famílias - Casos Clínicos Ilustrados (2010), Trabalhando com Crianças e Suas Famílias: Histórias Terapêuticas (2012), De Minha Boca Saem Cobras e Lagartos (2013), A Menina Aprisionada (2013), A Disputa dos Pensamentos (2015), A Derrota dos Medos (2016), e Tocmínio (2017), todos editados pela Arte em Livros Editora, além de Toninho e a Poção da Falsa Felicidade (2016), editado em parceria com outra editora.