Baralho das Cognições e Aprendizagem
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1x | R$ 95,00 | sem juros | 2x | R$ 47,50 | sem juros |
Este baralho auxilia na identificação
dos pensamentos disfuncionais que as crianças ou adolescentes podem apresentar
nas diferentes situações escolares. As cartas representam os componentes do
modelo cognitivo: situações, pensamentos e sentimentos. O material pode ser
utilizado durante o processo de avaliação e/ ou intervenção com indivíduos com
dificuldades de aprendizagem, conduzido por profissionais da psicologia e
neuropsicologia.
Conteúdo:
1. Cartas azuis: Situações. Contêm situações
mais gerais (p.ex: iniciar o ano letivo ou mostrar uma nota ao pais) e
situações específicas e que envolvem o desempenho (p.ex: assistir a uma aula,
escrever uma redação ou fazer uma prova).
2. Cartas amarelas: Pensamentos. Contêm exemplos de pensamentos relacionados a
uma autoavaliação negativa (p. ex: "eu vou falhar" ou "meus pais
me punirão de alguma forma") ou positiva (p.ex: "vai dar tudo
certo" ou "os outros estão pensando coisas boas ao meu
respeito") de si mesmo.
3. Cartas vermelhas: Sentimentos. Contêm exemplos de sentimentos geralmente
classificados como positivos (p. ex: "alegria" ou
"gratidão") ou negativos (p. ex: "irritação" ou
"tensão").
4. Cartas verdes: Questionamentos. Contêm exemplos que o(a) profissional poderá
utilizar para a restruturação cognitiva durante o processo de intervenção.
Sugestão de uso:
1. Preparação: conforme as queimas
investigadas, selecionar uma ou mais situações as quais pretende investigar. Em
seguida, selecionar possíveis pensamentos que o indivíduo pode apresentar
diante dessa(s) situação(ões). Separar as cartas dos sentimentos.
2. Avaliação: apresentar uma situação e questionar qual é o sentimento ou
pensamento o indivíduo apresenta diante dela. Por exemplo: "o que você
sente quando precisa realizar a leitura de um texto", "o que passa
pela sua cabeça quando você precisa realizar a leitura de um texto?". Usar
as cartas como modelos de respostas. Compor o modelo cognitivo, dispondo as
cartas sobre a mesa (figura a seguir). Pode ser usada a cartas para mensurar a
intensidade do sentimento. Conversar com a criança ou adolescente sobre as suas
respostas. Realizar questionamento sobre qual é a sua conduta diante da
situação.
3. Intervenção: em um processo interventivo, o(a) profissional poderá utilizar
as cartas de questionamentos para auxiliar no processo de reestruturação
cognitiva.