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Nome: INELE - Programa de Instrução Neuropsicológica da Leitura e da Escrita
Autor: Natália Becker, Mirella Liberatore Prando e Jerusa Fumagalli de Salles.
Escolaridade: crianças
do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental
Aplicação: Individual
ou coletivo
Correção: Não
informatizada
Tempo de Aplicação: com
duração média de 40 a 60 minutos por encontro
Indicação: pode ser
aplicada em contexto escolar e clínico, por profissionais de saúde e educação,
incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos,
psicopedagogos, professores, pesquisadores de diversas áreas das neurociências,
educação e ciências da saúde. As famílias também podem beneficiar-se do
programa aplicando-o em ambiente domiciliar, a fim de trabalhar e estimular os
processos de leitura e escrita de seus filhos, para além do indicado pela
escola.
Coleção Completa:
Manual (livro de instruções) – volume 1
Livro de aplicação (almanaque de histórias) - Volume 2
Livro de exercícios (apostila da criança) – Volume 3
Kit de cartões - estímulos e jogos
Diferencial: O
programa de instrução Neuropsicológica da leitura e da Escrita (INELE) é um
instrumento de intervenção que tem como objetivo promover o desenvolvimento dos
processos de leitura e escrita em crianças das séries iniciais do ensino
Fundamental (1º ao 4ºano), por meio da estimulação de componentes da linguagem
oral e escrita, memória e aspectos metacognitivos/metalinguísticos.
Descrição: O INELE apresenta dois módulos de
intervenção/instrução, de acordo com os principais focos das habilidades
trabalhadas: (1) consciência fonológica e correspondência grafema-fonema; e (2)
compreensão e fluência de leitura textual. O trabalho com o programa INELE pode
ser tanto preventivo, de promoção do desenvolvimento e prevenção de possíveis
dificuldades, quanto remediativo, para auxiliar crianças em riscos de
dificuldades de leitura e escrita ou que já apresentam tais dificuldades.
Restrito a psicólogos: Não
Editora: Vetor Editora