Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental
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RESUMO
Esta obra, fundamental para aqueles que buscam aprender as habilidades essenciais da terapia cognitivo-comportamental (TCC) e desenvolver competências relacionadas a ela, chega à 2ª edição mantendo sua abordagem prática bem-sucedida. Além da combinação de textos, figuras, checklists e tabelas, inclui 23 vídeos ilustrativos que demonstram a aplicação da técnica por terapeutas experientes. Esta 2ª edição também apresenta: maneiras de empregar a TCC para reduzir o risco de suicídio; orientações sobre a integração de terapias, incluindo terapia comportamental dialética, terapia cognitiva baseada em mindfulness e terapia de bem-estar, no contexto de transtornos da personalidade e depressão crônica ou recorrente; leituras recomendadas, programas, sites e vídeos com os melhores recursos para o desenvolvimento de competência na prática da TCC.
SUMÁRIO
Capítulo 1. Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental
Capítulo 2. A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação
Capítulo 3. Avaliação e formulação
Capítulo 4. Estruturação e educação
Capítulo 5. Trabalhando com pensamentos automáticos
Capítulo 6. Métodos comportamentais I: melhorando o humor, aumentando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas
Capítulo 7. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo os padrões de evitação
Capítulo 8. Modificando esquemas
Capítulo 9. Terapia cognitivo-comportamental para a redução do risco de suicídio
Capítulo 10. Tratando transtornos crônicos, graves ou complexos
Capítulo 11. Desenvolvendo competência na terapia cognitivo-comportamental
Apêndice I. Formulários e inventários
Apêndice II. Recursos de terapia cognitivo-comportamental
Índice
Capítulo 2. A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação
Capítulo 3. Avaliação e formulação
Capítulo 4. Estruturação e educação
Capítulo 5. Trabalhando com pensamentos automáticos
Capítulo 6. Métodos comportamentais I: melhorando o humor, aumentando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas
Capítulo 7. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo os padrões de evitação
Capítulo 8. Modificando esquemas
Capítulo 9. Terapia cognitivo-comportamental para a redução do risco de suicídio
Capítulo 10. Tratando transtornos crônicos, graves ou complexos
Capítulo 11. Desenvolvendo competência na terapia cognitivo-comportamental
Apêndice I. Formulários e inventários
Apêndice II. Recursos de terapia cognitivo-comportamental
Índice
EQUIPE
Revisão:
Paulo Knapp, Psiquiatra. Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formação em Terapia Cognitiva no Beck Institute, Filadélfia. Membro fundador e ex-presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro fundador da Academy of Cognitive Therapy (ACT). Membro da International Association of Cognitive Psychotherapy (IACP).
Tradução:
Mônica Giglio Armando.
Paulo Knapp, Psiquiatra. Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formação em Terapia Cognitiva no Beck Institute, Filadélfia. Membro fundador e ex-presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro fundador da Academy of Cognitive Therapy (ACT). Membro da International Association of Cognitive Psychotherapy (IACP).
Tradução:
Mônica Giglio Armando.