Tempo limitado de oferta
R$ 54,00 R$ 60,001x | R$ 54,00 | sem juros |
Este livro traz a
oportunidade de os educadores despertarem para a grande importância motora na
alfabetização. Quando conseguimos estabelecer um paralelo entre o domínio
corporal e as dificuldades na aquisição da leitura e escrita, conseguimos
também buscar ações corporais que irão contribuir neste processo. Quando
falamos em dificuldades na aprendizagem, temos de nos questionar como os
desenvolvimentos motor, social, emocional e psíquico estão se relacionando,
pois todos precisam estar em equilíbrio.
A leitura aborda as possíveis dificuldades e os comportamentos
que as crianças podem apresentar durante o processo de alfabetização, uma vez
que problemas de aprendizagem mantêm estreitas relações com distúrbios
psicomotores.
Ao longo desta leitura, estaremos conversando sobre
a necessidade de se trabalhar o MOVIMENTO com atividades lúdicas. Os
jogos, os brinquedos e as brincadeiras são conteúdos muito importantes, e todos
os professores podem fazer uso prático para deixar a aprendizagem mais leve e
mais lúdica.
Este livro vem contribuir com o exercício de uma prática
docente mais prazerosa e lúdica, estabelecendo o diálogo entre as dificuldades,
as possibilidades e principalmente tecendo reflexões com base em ideias
práticas que darão aos psicomotricistas e aos professores
do Ensino Regular e da Educação Física sugestões de jogos, brinquedos e brincadeiras com os
movimentos naturais como forma de fazer os alunos avançarem na aquisição da
leitura e escrita.
Existem alguns elementos básicos da motricidade para que uma
criança desenvolva plenamente a independência motriz e se aproprie das
diferentes linguagens. A criança precisa, portanto, possuir um domínio adequado
do: equilíbrio, lateralidade, esquema corporal, percepção
espacial, percepção temporal, percepção visual, percepção auditiva e percepção
tátil. Na aquisição
da leitura e escrita, não é diferente, ela não acontece sem a presença do corpo
global. Assim, este livro foca os movimentos naturais de andar, correr, saltar,
arremessar e lançar como um caminho que ameniza as dificuldades e ajuda-nos na
prevenção de possíveis causas por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras.