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SINOPSE
O bullying se
revela através de ações violentas contra um mesmo indivíduo e de maneira
constante. O alvo do bullying (a
não aceitação daquilo que surge como “diferente”) sofre danos físicos e
psicológicos, os quais influenciam diretamente seu desempenho escolar, assim
como a sua relação com amigos, familiares e a comunidade que o cerca,
desenvolvendo um sentimento de exclusão social. Diante disso, o aluno superdotado
pode ser tachado como diferente e se tornar alvo de agressões constantes.
Portanto, este trabalho teve por objetivo analisar as interfaces entre a
superdotação e o bullying,
dentro do contexto escolar, partindo da hipótese de que mitos e preconceitos
em torno da superdotação contribuem para que o superdotado se envolva
com bullying. Os
resultados apontam que o superdotado pode assumir o papel de vítima, agressor
e/ ou vítima passiva, em uma situação de bullying. Por outro lado, algumas características da superdotação
podem contribuir para que o superdotado lide melhor com as consequências
do bullying, assumindo uma
postura intervencionista ao presenciar uma situação de bullying. Além disso, as áreas de
dotação podem influenciar na maneira com que o superdotado realiza as
agressões, quando assume o papel de agressor.