Este livro representa o esforço e a dedicação de um
conjunto de especialistas das áreas da saúde, educação e neurociência que,
diariamente, trabalham na construção de um caminho para promover mais justiça,
mais equidade e mais igualdade no acesso à uma educação que se quer cada vez
mais inclusiva e integradora. A liberdade de cada cidadão na escolha dos seus
caminhos deverá ser sempre assistida pela comunidade científica, que também
deve ser facilitadora do conhecimento e do estado da arte. É o conhecimento que
traz para cada um de nós uma maior consciência da realidade e da imagética que
traçamos para o futuro, neste caso concreto, o de uma educação inclusiva para o
mundo. O Projeto Europeu Erasmus “Caminhando para Uma Escola Inclusiva na
Europa” tem como parceiro em Portugal uma entidade de Solidariedade Social, a
“Omnes Pro Uno”, parceira e coorganizadora desta obra que disseminará no mundo
a importância e os caminhos para uma escola inclusiva. O lema dos três
mosqueteiros, do latim “Unus pro omnibus, omnes pro uno”, em português de
Camões, "um por todos, todos por um", deve vigorar e fortificar com a
experiência e conhecimento de todos aqueles que aqui cedem um pouco do seu
saber a favor de uma comunidade mais solidária. O Congresso Internacional de
Neurociências e Aprendizagem - Brain Connection, na pessoa da sua presidente
Professora Doutora Ângela Mathylde Soares, bem como da Profa. MSc. Jalmiris
Regina Oliveira Reis Simão, comigo coorganizadoras desta obra, estão de
parabéns, pois por elas e com elas estaremos percorrendo os “Caminhos da
Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo Múltiplos Saberes”, contribuindo assim
para a prevenção, reabilitação e desenvolvimento integral de crianças,
adolescentes e adultos, atendendo sempre as suas reais capacidades e limitações.