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O livro explora as
temáticas e os tópicos mais relevantes da teoria e da prática das Dificuldades
de Aprendizagem (DA) que ocorrem principalmente na criança
e no adolescente. Nele são apresentados os fundamentos históricos e
epistemológicos, desde os pioneiros até os investigadores mais credenciados da
atualidade, ao mesmo tempo que é abordada a análise contextual e sociocultural
da aprendizagem, sem esquecer a evidência dos dados da genética e da
neuropsicologia e a importância dos estudos da sua etiologia, epidemiologia,
definição e taxonomia.
Trata-se de uma abordagem inovadora que
apresenta novos capítulos em relação à edição anterior, dos quais se destacam
as bases
neuropsicopedagógicas da
aprendizagem humana, não verbal, verbal e quantitativa e um
estudo mais aprofundado da dislexia, uma espécie
de “mito da classe média”, que tem atravessado todo o sistema escolar e gerado
uma inesperada confusão em pais, professores, médicos, psicólogos,
psicopedagogos, reeducadores, terapeutas e demais profissionais.
A questão das DA é apresentada, não só
em uma perspectiva de dissonância e disrupção do processo ensino-aprendizagem
mas também em uma reflexão crítica sobre o baixo rendimento escolar e o
insucesso escolar de muitas crianças e jovens que apresentam diferenças na
aprendizagem escolar, sem, todavia, se ter em consideração a sua complexidade
desenvolvimental e a sua neurodiversidade, e
sem se ter avançado suficientemente na sua pesquisa, quer em termos de
instrumentos de despistagem e de diagnóstico dinâmico, quer em termos de
intervenção reeducativo-terapêutica diferenciada e individualizada.
O livro foi escrito com o intuito de
abordar todas estas questões de forma compreensiva e é essencialmente dirigido
a todos os profissionais e estudantes interessados na natureza multidimensional
das DA. Abarca ainda alguns modelos causais e instrumentos de identificação
precoce e dá sugestões de algumas estratégias de intervenção clínica na leitura,
na fala,
na psicomotricidade,
na escrita,
na matemática e
nas competências cognitivas básicas de estudo e de processamento de informação
e apropriação do conhecimento.
O campo das DA que é apresentado
encontra-se particularmente enfocado nas dificuldades de aprendizagem
específicas, além da dislexia,
dedica também alguns textos à caracterização neuropsicopedagógica da disfasia,
da disnomia,
da disartria,
da dispraxia,
da disgrafia,
da disortografia e
da dismatemática,
apontando alguns dos sinais de preocupação e de risco que a criança pode
evidenciar desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Em síntese, a finalidade do livro tem a
intenção de identificar, caracterizar, apoiar e ajudar crianças e jovens
que lutam na escola por aprender mais e melhor, pois não podemos esquecer que é
neste contexto que se joga o seu futuro como cidadão.