Tempo limitado de oferta
R$ 62,91 R$ 69,901x | R$ 62,91 | sem juros |
Este livro apresenta a Neuropsicopedagogia Clínica, explica similaridades e diferenças entre a Neuropsicologia e a Psicopedagogia, e explicita as interfaces com a Neurociência e Educação no processo de aprendizagem e suas dificuldades.
Os tópicos abordados nesta edição incluem as bases teóricas que sustentam a Neuropsicopedagogia, a natureza e o contexto de atuação, e, também, a avaliação e a intervenção neuropsicopedagógica.
RITA MARGARIDA TOLER RUSSO
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo – USP. Especialista em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pelo Instituto de Terapia Cognitiva – São Paulo. Especialista em Violência Doméstica e Sexual pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – TELELACRI. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Inclusiva pelo Centro Nacional de Ensino Superior, Pesquisa, Extensão Graduação e Pós-Graduação – CENSUPEG. Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Graduada em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Educação e Cultura – FEC.
Capítulo I - A NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
1.1 Neuropsicopedagogia: Bases Teóricas
1.1.1 Neurociência e educação
1.1.2 Componentes celulares do sistema nervoso
1.1.3 Divisão do sistema nervoso
1.1.4 Neurofisiologia
1.1.4.1 Neuromoduladores e neurotransmissores
1.1.5 Modelo de Luria
1.1.6 Desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso central
1.1.7 Cognição e córtex cerebral
1.1.7.1 Funções cognitivas
1.1.7.2 Atenção
1.1.7.3 Inteligência
1.1.7.4 Memória
1.1.7.5 Funções executivas
1.1.7.6 Linguagem
1.1.7.7 Praxia e visuoconstrução
1.1.7.7.1 Funções visuoconstrutivas
1.1.7.7.2 Praxia e visuoconstrução
1.1.7.8 Habilidades sociais
Capítulo II - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Capítulo III - DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Capítulo IV - PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA
4.1 Instrumentos de Avaliação
4.1.1 Sondagem das habilidades para alfabetização
4.1.2 Atenção e funções executivas
4.1.3 Linguagem
4.1.4 Leitura de palavras
4.1.5 Leitura e escrita
4.1.6 Leitura, escrita e aritmética
4.1.7 Material de intervenção
Capítulo V - INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA
5.1 Linguagem
5.2 Exemplo de Atividades
5.3 Expressão Plástica
5.4 Matemática
5.5 Exemplo: Atividade de Conservação de Quantidades
5.6 Esquema Corporal, Lateralidade, Ritmo
5.7 Coordenação Visomotora
5.8 Grafismo