Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2010
1ª Edição
Organizador: MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA
Autor: ANABELA ALMEIDA COSTA E SANTOS, ANA TEREZA GÔNGORA DE LUCCA, ANGELA UCHÔA BRANCO, BEATRIZ BELLUZZO BRANDO CUNHA, CARMEN TEREZA GONÇALVES TRAUTWEIN, EDWIGES FERREIRA DE MATTOS SILVARES, ELISABETH GELLI YAZZLE, GISELE FAVORETTO DE OLIVEIRA, GIULIANA CARMO TEMPLE, JOÃO BATISTA MARTINS, LETICIA PASSOS DE MELO SARZEDAS, LYGIA DE SOUZA VIÉGAS, MÁRCIA HELENA DA SILVA MELO, MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA, SERGIO FERNANDES SENNA PIRES, SILVIA HELENA VIEIRA CRUZ, RENATA FERNANDA FERNANDES GOMES, RUTH BERNARDES DE SANT´ANA
ISBN: 978-85-62553-10-3
284 páginas
A área de Psicologia Escolar e Educacional vem produzindo um conjunto importante de pesquisas que buscam compreender como as crianças entendem e explicam seu processo de escolarização. Os pesquisadores convidados a compor esta coletânea tiveram contato direto com trabalhos voltados para a infância e desenvolveram pesquisas metodológicas de aproximação à criança e à sua escolarização, sendo que grande parte defendeu trabalhos em bancas de programas de pós-graduação em Psicologia, tanto em níveis de mestrado quanto de doutorado, nos melhores programas do Brasil.
Detalhes
Capítulos: 1. Apresentação - A psicologia ouvindo crianças na escola: abordagens qualitativas e desafios metodológicos; 2. Prefácio - Ouvir crianças: uma tarefa complexa e necessária; 3. Criança-sujeito: experiências de pesquisa com alunos de escolas públicas; 4. Cultura infantil e psicologia: contribuições da abordagem etnográfica para a pesquisa com crianças; 5. Subjetividade e relações étnico-raciais: a criança negra na escola; 6. Rejeição infantil: o papel dos colegas de escola e professores; 7. A entrada do bebê na escola e seu processo de adaptação; 8. Conhecendo a perspectiva de alunos acerca da Progressão Continuada: apontamentos metodológicos; 9. Promoção da paz e metodologia de pesquisa: uma vivência sociocultural construtivista; 10. Construindo modos de conversar com crianças sobre suas produções escolares; 11. A escrita na perspectiva histórico-cultural: metodologia etnográfica de pesquisa; 12. A dor e a delícia de entrevistar crianças na construção de um procedimento metodológico infantil.