Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2013
1ª Edição
Organizadoras: Solange Franci Raimundo Yaegashi e Ana Maria T. Benevides-Pereira
Autores: Maria Júlia Junqueira Scicchitano Orsi, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Celma Regina Borghi Rodriguero, Evelyn Rosana Cardoso, Ana Maria T. Benevides Pereira, Valdeni Soliani Franco, Regina de Jesus Chicarelle, Marieta Lúcia Machado Nicolau, Tacianne Mingotti Carpen, Mirian Hisae Yaegashi Zappone, Edna Salete Radigonda Delalibera, Irai Cristina Boccato Alves
ISBN: 978-85-8040-172-1
216 páginas
Esta coletânea é fruto da experiência de vários pesqui¬sadores em suas especialidades – Psicologia e Educação – e tem o intuito de fornecer contribuições relevantes e significativas concernentes às pesquisas desenvolvidas por seus autores.
O livro foi organizado em três sessões, constituindo três eixos temáticos:
I) Família, Aprendizagem e Desenvolvimento;
II) Os Processos de Ensino-Aprendizagem;
III) O Cotidiano do Trabalho Docente, contemplando assuntos atuais que têm gerado inquietações entre pais, educadores e profissionais da saúde.
São estudos oriundos de trabalhos acadêmicos, por¬tanto, fundamentados cientificamente. Versam sobre o cotidiano escolar e sua interface com a família, a rela¬ção professor-aluno, considerando os aspectos afetivo¬-emocionais e a linguagem em questão, bem como as representações sociais dos docentes sobre adolescência e as dificuldades da prática educacional. Outra temática abordada refere-se ao adoecimento psíquico do profes¬sor em virtude dos desafios enfrentados na atividade educativa, o que pode vir a acarretar processos como estresse e burnout.
Detalhes
Família, aprendizagem e desenvolvimento; Cap.1 A família como base para a construção do processo de aprendizagem; Cap.2 A criança surda na concepção da família; Cap.3 A síndrome de alienação parental; Parte II. Os processos de ensino-Aprendizagem; Cap.4 Aspectos afetivos: Elementos importantes no ensino e aprendizagem de matemática; Cap.5 A fala e a expressão do pensamento da criança na ação docente em instituições de educação infantil; Cap.6 Educação e linguagem: Reflexões sobre a prática pedagógica no ensino-aprendizagem da língua meterna; Cap.7 Letramento como perspectiva metodológica para educação literária; Parte III. O cotidiano do trabalho docente; Cap.8 Representações sociais dos professores sobre os pré-adolescentes; Cap. 9 Docência e burnout: Um estudo com professores do ensino fundamental.