Marca: Casa do Psicólogo
Modelo: 9788573965117
Disponibilidade: Em estoque

Tempo limitado de oferta

R$ 79,20 R$ 88,00
ou em até 1x de R$ 79,20 sem juros
1x R$ 79,20 sem juros

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2006
1ª Edição
Organizador: MARIA THEREZA C. COELHO DE SOUZA E VERA SILVIA RAAD BUSSAB 
Autor: ALYSSON MASSOTE CARVALHO, DANIELA CAVANI FALCIN, JAAN VALSINER, JOSÉ MOYSÉS ALVES, LÍVIA MATHIAS SIMÃO, MARIA CECÍLIA A. DE AGUIAR, MARIA ISABEL PEDROSA, MARIA MARGARIDA P. RODRIGUES, MARIA MICHELE ALVES, PAULO SALLES DE OLIVEIRA, SÉRGIO ANTONIO DA SILVA LEITE
ISBN: 85-7396-511-8
268 páginas
 
 
Pascal escreveu: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Incorporado aos ditos populares, esse pensamento revela a enigmática complexidade entre razão e emoção, tradicionalmente separadas no campo da psicologia. Razão e emoção: diálogos em construção apresenta estudos teóricos empíricos desenvolvidos por pesquisadores de várias universidades, em diferentes abordagens psicológicas sobre as relações entre pensamento e afetividade. Permite, assim, a estudantes profissionais aproximarem-se do esforço, através da pesquisa e reflexão, na busca de superar aquela clássica dicotomia. É, pois, um convite à revisão de posições e ao trabalho corporativo e, ao mesmo tempo, um desafio a ser enfrentado com persistência.

Detalhes

Parte I – Razão e emoção: integração ou separação; Capítulos: 1. Desenvolvimento e prematuridade: a perspectiva do neonatologista; 2. Adesão a cooperativas como projeto de vida coletiva: a construção da confiança e da solidariedade; 3. Relações entre afetividade e inteligência: causalidade ou complementariedade? Considerações a partir da teoria de Jean Piaget; 4. “Coração” e Razão: jogo de esconde-esconde ou parceria?; Parte II – Razão e emoção: desenvolvimento e intersubjetividade; Capítulos: 5. O riso como (in)diferença eu-outro: lições de Bergson; 6. As ideias de Vygotsky sobre a relação razão-afetividade no curso do desenvolvimento; 7. O comportamento lúdico: razão e emoção; 8. Agir e brincar: desafios à dicotomia afeto/razão; Parte III – Razão e emoção: os laços entre educação, brincadeira e afetividade; Capítulos: 9. Ontogênese e práticas educativas na Educação Infantil; 10. Brincar e ambiente educativo: implicações educacionais; 11. O professor inesquecível: a afetividade nas práticas pedagógicas; 12. Educar, sentir e brincar: transitividade em ação.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam