Marca: Jurua Psicologia
Modelo: 9788536248929
Disponibilidade: Em estoque
R$ 89,90
ou em até 2x de R$ 44,95 sem juros
1x R$ 89,90 sem juros 2x R$ 44,95 sem juros

Autor(es): Deborah E. Burns - Coordenação e Revisão: Angela Virgolim - Tradução: Danielle Lossio de Araújo e Luiane Daufenbach Amaral

Este é um livro essencialmente prático, que busca apresentar aos professores, em dez lições, formas, sugestões e trajetórias para desenvolver a capacidade de investigação em seus alunos, começando na sala regular e se estendendo à sala de recursos; e almeja propiciar aos alunos com altas habilidades/superdotação um melhor entendimento do que se espera deles nesses contextos.

O manual se encontra embasado no Modelo de Enriquecimento Escolar de Joseph Renzulli, que foi adotado no Brasil pelo MEC em 2005, quando o Ministério da Educação implementou os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em todos os estados brasileiros. Desta forma, as dez lições aqui apresentadas ajudam o professor da sala de recursos a desenvolver passo a passo um caminho que perpassa pelos interesses individuais do estudante, suas áreas fortes e áreas de motivação, para chegar, então, ao delineamento de um p ojeto de investigação, pautado em necessidades reais do mundo atual. O estudante é levado a compreender o que significam projetos do tipo I (Atividades Exploratórias Gerais), do Tipo II (Atividades de Treinamento) e do Tipo III (Investigação de Problemas Reais).

Introdução, p. 19

Como usar esse livro, p. 25

LIÇÃO UM, p. 27

Muitas Coisas Boas Vêm em Três, p. 27

Exemplo de um roteiro para palestra de orientação, p. 33

Roteiro de apresentação das fotos para o professor, p. 38

Brochura Para o Aluno, p. 47

Guia dos alunos para nosso programa de enriquecimento, p. 48

LIÇÃO DOIS, p. 57

Estas são Algumas das Minhas Coisas Favoritas, p. 57

Eu gostaria de saber mais sobre, p. 62

Meus dez tópicos preferidos para atividades do Tipo I, p. 67

Conhecendo você, p. 68

LIÇÃO TRÊS, p. 73

Tecendo uma Teia de Tópicos, p. 73

Teia entrelaçada, p. 78

LIÇÃO QUATRO, p. 81

Ser um Produtor Criativo, p. 81

Reunindo tudo, p. 86

O desafio dos três anéis, p. 86

LIÇÃO CINCO, p. 87

Ser um Descobridor de Problemas, p. 87

007 não é o único investigador do mundo, p. 92

O que realmente está incomodando você? Como achar um verdadeiro problema do mundo real!, p. 93

Os dez passos em uma investigação do Tipo III, p. 95

LIÇÃO SEIS, p. 99

Juntando as Peças, p. 99

O que está faltando?, p. 103

Um modelo de um projeto do Tipo III, p. 104

Recursos de aprendizagem, p. 106

Escolhendo metas, p. 107

Escolhendo um produto, p. 107

Equipamentos e materiais, p. 108

Audiências, p. 108

LIÇÃO SETE, p. 109

Bom, Ótimo, Melhor!, p. 109

Amostra nº 1: Enriquecimento do Tipo III, p. 112

Amostra nº 2: Enriquecimento do Tipo III, p. 113

Amostra nº 3: Enriquecimento do Tipo III, p. 114

Amostra nº 4: Enriquecimento do Tipo III, p. 115

Avaliação do produto do aluno formulário, p. 116

Avaliando uma investigação do Tipo III, p. 118

Avaliando uma investigação do Tipo III, p. 119

LIÇÃO OITO, p. 121

Plantas e Mapas, p. 121

Partes do planejamento, p. 125

Escolhendo metas para investigações do Tipo III, p. 126

Caminhos para habilidades de investigação, p. 128

Plano de gerenciamento para investigações individuais e em pequenos grupos, p. 129

Plano de gerenciamento para investigações individuais e em pequenos grupos (Amostra 1), p. 130

Plano de Gerenciamento para Investigações Individuais e em Pequenos Grupos (Amostra 2), p. 132

LIÇÃO NOVE, p. 135

Encontrando Meu Próprio Ploblema, p. 135

Eu tenho um problema para você!, p. 139

Eu tenho um problema para você!, p. 140

Escolhendo meu tópico, p. 141

LIÇÃO DEZ, p. 143

Despertando o Profisional Prático, p. 143

Minha receita para uma mensagem da lâmpada, p. 150

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam