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A presente obra apresenta interfaces entre Psicologia e
Arte, desde seus fundamentos filosóficos até contextos aplicados. As relações
da teorização psicológica com a apreciação e criação artística são pensadas no
contexto da modernidade, em suas dimensões conceituais e teóricas. Cada texto
faz a vinculação com a arte como expressão humana fundamental a partir de uma
perspectiva teórica diferente.
Problematiza-se a forte influência da matriz
dualista e suas consequências para o entendimento da percepção. Propõe-se que
o ver seja visto como performance, inseparável de nossa dimensão corpórea
intramundana, por meio de diversos exemplos da arte moderna.
São também temas de reflexão a questão de
gênero, a educação e a saúde mental em relação com as artes literárias, as
artes visuais e a música, respectivamente. A feminilidade é abordada a partir
de uma reflexão crítica sobre o papel central da posse/falta, presença/ausência
nas narrativas hegemônicas de sexuação em nossa cultura, tomando-se a escrita
de mulheres como ponto de partida e exemplo da possibilidade de subversão dessa
lógica.
O potencial das artes visuais para a
sensibilização do olhar e da imaginação, frequentemente negligenciado na
psicologia e na educação, é discutido a partir das formas culturais que mediam
nossa experiência.
Finalmente, apresenta-se de maneira sensível
a experiência de pacientes de um CAPS com musicoterapia e suas repercussões nem
sempre óbvias ao sofrimento, enfatizando a escuta das experiências individuais
e grupais nas oficinas de saúde mental.