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A Leitura e a
Escrita nunca foram um processo fácil de ensinar e são também o culminar
de um processo complexo importante e decisivo na vida de todos os
escolares. Mas, talvez, esse seja o problema central nesta matéria. A excessiva
preocupação com o ensino da Leitura e da Escrita como um resultado final que
tem De ser perfeito, ou seja, todos os alunos, em determinada idade, têm de
saber ler e escrever. Isto é uma preocupação que desvirtua o processo
ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.
Este processo torna-se ainda mais
complicado quando os alunos têm dificuldades neste âmbito, cujo comprometimento
resulta de uma Dificuldade de Aprendizagem ou de uma Dificuldade de
Aprendizagem Específica, como a Dislexia, inerentes a condições neurobiológicas
que exigem dos profissionais da Educação e da Saúde conhecimentos diferenciados
sobre como trabalhar a alfabetização de tais crianças.
Neste sentido, é que se reveste de
enorme importância a utilização não apenas de estratégias
diferenciadas mas também de instrumentos de estimulação e
reeducação adequados, que facilitem a intervenção, seja na escola ou
na clínica.
O LER consiste justamente em
um novo instrumento, capaz de contribuir de uma forma simples,
científica e eficaz para o trabalho do profissional e
facilitar o alcance de resultados mais positivos no processo
de alfabetização de crianças portadoras de Transtornos de
Aprendizagem por meio da estreita ligação entre a Neurociência, a
Psicopedagogia e a Educação.
O LER é constituído por um conjunto de materiais
práticos de estimulação associando intimamente o treino cognitivo, a
Psicomotricidade e a consciência fonológica.