Tempo limitado de oferta
R$ 214,20 R$ 238,001x | R$ 214,20 | sem juros | 2x | R$ 107,10 | sem juros |
3x | R$ 71,40 | sem juros | 4x | R$ 53,55 | sem juros |
5x | R$ 42,84 | sem juros |
O livro explora as temáticas e os tópicos mais relevantes da teoria e da prática das Dificuldades de Aprendizagem (DA) que ocorrem principalmente na criança e no adolescente. Nele são apresentados os fundamentos históricos e epistemológicos, desde os pioneiros até os investigadores mais credenciados da atualidade, ao mesmo tempo que é abordada a análise contextual e sociocultural da aprendizagem, sem esquecer a evidência dos dados da genética e da neuropsicologia e a importância dos estudos da sua etiologia, epidemiologia, definição e taxonomia.
Trata-se de uma abordagem inovadora que apresenta novos capítulos em relação à edição anterior, dos quais se destacam as bases neuropsicopedagógicas da aprendizagem humana, não verbal, verbal e quantitativa e um estudo mais aprofundado da dislexia, uma espécie de “mito da classe média”, que tem atravessado todo o sistema escolar e gerado uma inesperada confusão em pais, professores, médicos, psicólogos, psicopedagogos, reeducadores, terapeutas e demais profissionais.
A questão das DA é apresentada, não só em uma perspectiva de dissonância e disrupção do processo ensino-aprendizagem mas também em uma reflexão crítica sobre o baixo rendimento escolar e o insucesso escolar de muitas crianças e jovens que apresentam diferenças na aprendizagem escolar, sem, todavia, se ter em consideração a sua complexidade desenvolvimental e a sua neurodiversidade, e sem se ter avançado suficientemente na sua pesquisa, quer em termos de instrumentos de despistagem e de diagnóstico dinâmico, quer em termos de intervenção reeducativo-terapêutica diferenciada e individualizada.
O livro foi escrito com o intuito de abordar todas estas questões de forma compreensiva e é essencialmente dirigido a todos os profissionais e estudantes interessados na natureza multidimensional das DA. Abarca ainda alguns modelos causais e instrumentos de identificação precoce e dá sugestões de algumas estratégias de intervenção clínica na leitura, na fala, na psicomotricidade, na escrita, na matemática e nas competências cognitivas básicas de estudo e de processamento de informação e apropriação do conhecimento.
O campo das DA que é apresentado encontra-se particularmente enfocado nas dificuldades de aprendizagem específicas, além da dislexia, dedica também alguns textos à caracterização neuropsicopedagógica da disfasia, da disnomia, da disartria, da dispraxia, da disgrafia, da disortografia e da dismatemática, apontando alguns dos sinais de preocupação e de risco que a criança pode evidenciar desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Em síntese, a finalidade do livro tem a intenção de identificar, caracterizar, apoiar e ajudar crianças e jovens que lutam na escola por aprender mais e melhor, pois não podemos esquecer que é neste contexto que se joga o seu futuro como cidadão.