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Nesta importante obra, os organizadores Francis Ricardo dos Reis Justi, Claudia Nascimento Guaraldo Justi e Nara Côrtes Andrade apresentam a neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem em termos de fundamentação teórica, princípios de avaliação e de intervenção.
Dada a prevalência dos transtornos de aprendizagem, que é estimada entre 5% e 15% em crianças em idade escolar e 4% em adultos, conforme dados da Associação Psiquiátrica Americana, é crucial que profissionais da neuropsicologia e áreas afins conheçam o transtorno, desde sua definição, passando pelas suas características, habilidades preditoras, formas de avaliação e de intervenção. É um dos transtornos mais frequentes em crianças e adolescentes e, quanto mais cedo for diagnosticado e houver intervenção, tanto melhor a perspectiva de mudanças. Especialmente após a Lei Federal nº 14.254/21, que dispõe sobre o acompanhamento integral aos educandos com dislexia, dentre outros transtornos, torna-se muito importante disseminar informações baseadas em evidências científicas acerca dos transtornos de aprendizagem, incluindo tanto os quadros relacionados à linguagem escrita, quanto aqueles relativos à matemática.
Diante da complexidade dos transtornos de aprendizagem, a atuação compreensiva é fundamental. O livro oferece essa perspectiva aos leitores, ao trazer diferentes temas ao longo de nove capítulos. Inicialmente, o leitor terá contato com os fundamentos da avaliação neuropsicológica. Em seguida, há capítulos voltados a diferentes aspectos dos transtornos de aprendizagem, incluindo a dislexia do desenvolvimento; a discalculia do desenvolvimento; as dificuldades de aprendizagem; as várias facetas da leitura, incluindo decodificação e compreensão de leitura; a aprendizagem e o ensino da matemática; bem como as sobreposições entre as dificuldades de aprendizagem e outros transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e o Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, o livro “Neuropsicologia dos transtornos de aprendizagem: bases para a avaliação e intervenção” é um excelente recurso para a compreensão das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem sob a perspectiva da neuropsicologia, preenchendo uma lacuna e sendo uma ferramenta muito útil para auxiliar os profissionais que atuam na área.
Capítulos:
01 - Avaliação neuropsicológica
02 - Neuropsicologia da aprendizagem da matemática
03 - O corpo como instrumento de ensino da matemática articulações entre neurociências e cognição corporificada
04 - A importância da decodificação para a leitura e suas alterações na dislexia do desenvolvimento
05 - Intervenção na consciência fonológica em dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso
06 - Compreensão de leitura à luz da teoria de Kintsch: considerações teóricas e possibilidades de intervenção
07 - Habilidades matemáticas: bases para intervenção neuropsicológica na infância
08 - Considerações sobre as funções executivas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
09 - Cognição e aprendizagem no Transtorno do Espectro Autista: perspectivas inclusivas