1x | R$ 169,40 | sem juros | 2x | R$ 84,70 | sem juros |
3x | R$ 56,47 | sem juros | 4x | R$ 42,35 | sem juros |
Autores: Cleonice Alves Bosa e Maria Cristina T. V.
Teixeira (Orgs.)
Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início
precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no
desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados. O
rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado
leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A
variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou
menor grau diversas áreas do desenvolvimento.
Compreender essa variabilidade é um dos principais
desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os
profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e
sintomas dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar.
Instrumentalizar o profissional para a prática
clínica nesse campo é urgente, principalmente porque nas últimas décadas houve
um aumento na taxa média de TEA na população geral e, mais recentemente, a
instituição de políticas públicas nacionais voltadas para o TEA tem aumentado a
demanda de avaliação diagnóstica e de tratamento
Atento à importância do tema, este livro traz
textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes
especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática
de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação
neuropsicológica do TEA.
Sumário
Parte I.
1. Conceituação do Transtorno do Espectro
Autista: definição e epidemiologia.
2. Perfil cognitivo e comportamental do
Transtorno do Espectro Autista.
3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de
Transtorno do Espectro Autista.
4. A prática de supervisão em avaliação
psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.
Parte II.
5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de
suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica.
6. Linguagem compreensiva, expressiva e
pragmática no Transtorno do Espectro Autista.
7. Cognição social no Transtorno do Espectro
Autista.
8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do
Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.
9. Avaliação da inteligência em crianças com
Transtorno do Espectro Autista.
10. Funções neuropsicológicas em crianças e
adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.
11. Funções executivas: definição do
construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e
instrumentos de avaliação no contexto nacional.
12. Funções sensório-motoras em indivíduos com
Transtorno do Espectro Autista.
Parte III.
13. Escolha dos instrumentos e técnicas de
avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr.
Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa
Casa-SP).
14. A escolha de instrumentos de avaliação
multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro
Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).
15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do
Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.
16. Relato de caso clínico: avaliação
psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.
17. Relato de caso clínico: o processo de
elaboração parental do diagnóstico de autismo.
Organizadoras
Cleonice Alves Bosa
Professora associada e psicóloga clínica do
programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e doutora em Psicologia pelo
Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres (Reino Unido). Coordenadora
do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED) e do
Centro Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA), da UFRGS. Atua como
docente nos diferentes níveis de ensino.
Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Professora do programa de pós-graduação em
Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do
curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da mesma instituição.
Psicóloga pela Universidade de Havana, mestre em Psicologia pela Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Saúde pela UFSC. Bolsista de
produtividade em pesquisa do CNPq. Especialista em análise do comportamento,
avaliação e intervenção de psicopatologias na infância e adolescência, com
ênfase em autismo, deficiência intelectual e Transtorno do Déficit de Atenção
com Hiperatividade/Impulsividade.