Marca: Jurua Psicologia
Modelo: 9788536252636
Disponibilidade: Em estoque
R$ 69,90
ou em até 1x de R$ 69,90 sem juros
1x R$ 69,90 sem juros

Este livro apresenta a Neuropsicopedagogia Clínica, explica similaridades e diferenças entre a Neuropsicologia e a Psicopedagogia, e explicita as interfaces com a Neurociência e Educação no processo de aprendizagem e suas dificuldades.

Os tópicos abordados nesta edição incluem as bases teóricas que sustentam a Neuropsicopedagogia, a natureza e o contexto de atuação, e, também, a avaliação e a intervenção neuropsicopedagógica.

 

RITA MARGARIDA TOLER RUSSO
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo – USP. Especialista em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pelo Instituto de Terapia Cognitiva – São Paulo. Especialista em Violência Doméstica e Sexual pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – TELELACRI. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Inclusiva pelo Centro Nacional de Ensino Superior, Pesquisa, Extensão Graduação e Pós-Graduação – CENSUPEG. Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Graduada em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Educação e Cultura – FEC.

 

Capítulo I - A NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

1.1 Neuropsicopedagogia: Bases Teóricas

1.1.1 Neurociência e educação

1.1.2 Componentes celulares do sistema nervoso

1.1.3 Divisão do sistema nervoso

1.1.4 Neurofisiologia

1.1.4.1 Neuromoduladores e neurotransmissores

1.1.5 Modelo de Luria

1.1.6 Desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso central

1.1.7 Cognição e córtex cerebral

1.1.7.1 Funções cognitivas

1.1.7.2 Atenção

1.1.7.3 Inteligência

1.1.7.4 Memória

1.1.7.5 Funções executivas

1.1.7.6 Linguagem

1.1.7.7 Praxia e visuoconstrução

1.1.7.7.1 Funções visuoconstrutivas

1.1.7.7.2 Praxia e visuoconstrução

1.1.7.8 Habilidades sociais

Capítulo II - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Capítulo III - DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Capítulo IV - PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA

4.1 Instrumentos de Avaliação

4.1.1 Sondagem das habilidades para alfabetização

4.1.2 Atenção e funções executivas

4.1.3 Linguagem

4.1.4 Leitura de palavras

4.1.5 Leitura e escrita

4.1.6 Leitura, escrita e aritmética

4.1.7 Material de intervenção

Capítulo V - INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA

5.1 Linguagem

5.2 Exemplo de Atividades

5.3 Expressão Plástica

5.4 Matemática

5.5 Exemplo: Atividade de Conservação de Quantidades

5.6 Esquema Corporal, Lateralidade, Ritmo

5.7 Coordenação Visomotora

5.8 Grafismo

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam