Gestão Contemporânea de Pessoas
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Resumo
Nesta 2ª edição o livro Gestão contemporânea de pessoas traz discussões renovadas sobre o tema, mas permanece dinâmico e multifacetado. Tópicos como aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, trabalho em equipe, competências, liderança, entre outros, continuam presentes no livro e no CD-ROM que o acompanha.
Sumário
PARTE I - Estratégias para o desenvolvimento organizacional e individual
Capítulo 1. Aprendizagem organizacional: uma estratégia para mudança?
Um exemplo de aprendizagem organizacional: o caso da Eletric
A aprendizagem organizacional na prática: o caso do Banco do Brasil
Capítulo 2. O autodesenvolvimento e a perspectiva da aprendizagem organizacional
Capítulo 3. A gestão do conhecimento organizacional
Capítulo 4. P rocessos do sistema de gestão de pessoas
O modelo de gestão de pessoas por competências
PARTE II - Relacoes e parcerias – uma perspectiva intra e interorganizacional
Capítulo 5. Grupos e equipes de trabalho: uma estratégia de gestão
A empresa Calçados SA
Capítulo 6 .O sindicalismo brasileiro e sua relevância nas relações de trabalho e RH
Capítulo 7. Cooperativismo como alternativa estratégica
Capítulo 8. E stratégias coletivas para internacionalização de pequenas e médias empresas
O Vale da Eletrônica
Capítulo 9. O s impactos do processo de internacionalização sobre as empresas brasileiras
O papel da gestão de pessoas em processos de fusões e aquisições de empresas
PARTE III - Compet encias e lideranca
Capítulo 10. Gestão de competências: articulando indivíduos, organizações e sociedade
Competências em empresas brasileiras
É possível pensar em remuneração por competência?
Competência coletiva
E m direção às competências sociais? Experiências setoriais e/ou por categorias profissionais no Brasil
Capítulo 11. Diferentes abordagens no estudo da liderança
O s dirigentes empresariais em Moçambique e o imaginário étnico
Capítulo 12. C ompensação de executivos: aspectos de governança corporativa e desempenho empresarial
PARTE IV - Mercado de trabalho e novos desafios
Capítulo 13. Trabalho e valor pessoal na sociedade sem empregos
Capítulo 14. Empresabilidade como uma “nova” gestão de recursos humanos
Capítulo 15. Desenvolvimento da capacidade de resiliência: uma alternativa frente aos desafios da contemporaneidade?
Capítulo 16. A evolução do sistema capitalista rumo à ética de mercado
As formas de manifestação da responsabilidade social nas organizações: parcerias realizadas com o terceiro setor e programas internos do voluntariado empresarial
PARTE V - Cultura e poder nas organizacoes
Capítulo 17. Cultura organizacional: gerenciável, homogênea e quantificável?
Capítulo 18. Diversidade nas organizações: uma introdução ao tema
Capítulo 19. Poder simbólico e gestão de pessoas: uma discussão a partir das experiências de trabalhadores gays
Capítulo 20. As tramas do poder e o pensamento estratégico
Poder & empowerment: do cavaleiro do reino ao cavaleiro solitário
PARTE VI - Elementos norteadores e de sustentacão
Capítulo 21. Ética e trabalho: do código moral à reflexão ética no contexto das transformações contemporâneas
Capítulo 22. A confiança nas relações intra e interorganizacionais
Capítulo 23. Será que produzir sentido é (só) decodificar?
Capítulos Complementares:
Capítulo 24. Os desafios do modelo de consultoria interna em recursos humanos
Capítulo 25. A administração da tecnologia de informação e a gestão de recursos humanos
Capítulo 26. Ensino a distância nos programas de capacitação
Capítulo 27. Gerenciamento de impressão em entrevista de seleção
Capítulo 28. Da especialização à vocação: a educação do século XXI
Capítulo 29. Qualidade de vida no trabalho: muitas definições e inúmeros significados
Capítulo 1. Aprendizagem organizacional: uma estratégia para mudança?
Um exemplo de aprendizagem organizacional: o caso da Eletric
A aprendizagem organizacional na prática: o caso do Banco do Brasil
Capítulo 2. O autodesenvolvimento e a perspectiva da aprendizagem organizacional
Capítulo 3. A gestão do conhecimento organizacional
Capítulo 4. P rocessos do sistema de gestão de pessoas
O modelo de gestão de pessoas por competências
PARTE II - Relacoes e parcerias – uma perspectiva intra e interorganizacional
Capítulo 5. Grupos e equipes de trabalho: uma estratégia de gestão
A empresa Calçados SA
Capítulo 6 .O sindicalismo brasileiro e sua relevância nas relações de trabalho e RH
Capítulo 7. Cooperativismo como alternativa estratégica
Capítulo 8. E stratégias coletivas para internacionalização de pequenas e médias empresas
O Vale da Eletrônica
Capítulo 9. O s impactos do processo de internacionalização sobre as empresas brasileiras
O papel da gestão de pessoas em processos de fusões e aquisições de empresas
PARTE III - Compet encias e lideranca
Capítulo 10. Gestão de competências: articulando indivíduos, organizações e sociedade
Competências em empresas brasileiras
É possível pensar em remuneração por competência?
Competência coletiva
E m direção às competências sociais? Experiências setoriais e/ou por categorias profissionais no Brasil
Capítulo 11. Diferentes abordagens no estudo da liderança
O s dirigentes empresariais em Moçambique e o imaginário étnico
Capítulo 12. C ompensação de executivos: aspectos de governança corporativa e desempenho empresarial
PARTE IV - Mercado de trabalho e novos desafios
Capítulo 13. Trabalho e valor pessoal na sociedade sem empregos
Capítulo 14. Empresabilidade como uma “nova” gestão de recursos humanos
Capítulo 15. Desenvolvimento da capacidade de resiliência: uma alternativa frente aos desafios da contemporaneidade?
Capítulo 16. A evolução do sistema capitalista rumo à ética de mercado
As formas de manifestação da responsabilidade social nas organizações: parcerias realizadas com o terceiro setor e programas internos do voluntariado empresarial
PARTE V - Cultura e poder nas organizacoes
Capítulo 17. Cultura organizacional: gerenciável, homogênea e quantificável?
Capítulo 18. Diversidade nas organizações: uma introdução ao tema
Capítulo 19. Poder simbólico e gestão de pessoas: uma discussão a partir das experiências de trabalhadores gays
Capítulo 20. As tramas do poder e o pensamento estratégico
Poder & empowerment: do cavaleiro do reino ao cavaleiro solitário
PARTE VI - Elementos norteadores e de sustentacão
Capítulo 21. Ética e trabalho: do código moral à reflexão ética no contexto das transformações contemporâneas
Capítulo 22. A confiança nas relações intra e interorganizacionais
Capítulo 23. Será que produzir sentido é (só) decodificar?
Capítulos Complementares:
Capítulo 24. Os desafios do modelo de consultoria interna em recursos humanos
Capítulo 25. A administração da tecnologia de informação e a gestão de recursos humanos
Capítulo 26. Ensino a distância nos programas de capacitação
Capítulo 27. Gerenciamento de impressão em entrevista de seleção
Capítulo 28. Da especialização à vocação: a educação do século XXI
Capítulo 29. Qualidade de vida no trabalho: muitas definições e inúmeros significados
Autores
Claudia Cristina Bitencourt
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