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Neuropsicologia com
pré-escolares: Avaliação e intervenção
(Coleção Neuropsicologia na
Prática Clínica)
Autoras: Natália Martins Dias e
Alessandra Gotuzo Seabra (Orgs.)
Editores: Leandro F. Malloy-Diniz e Paulo Mattos
ISBN: 978-85-8040-840-9
Síntese:
O presente título da
coleção Neuropsicologia na Prática Clínica aborda uma grande demanda na
neuropsicologia brasileira: como avaliar e intervir com crianças antes dos seis
anos de idade quando há suspeita de sinais ou quadros que afetam o
desenvolvimento cognitivo e potencialmente a aprendizagem e a qualidade de
vida? A identificação precoce desses sinais auxilia a compreender condições ou
quadros clínicos de base, e é fundamental para que ações preventivas e
remediativas também precoces possam ser organizadas com a família, com as
equipes escolares e com eventuais equipes de atendimento clínico.
Capítulos:
Parte 1 -
Desenvolvimento da criança pré-escolar: Capítulo 1 - Desenvolvimento
neurológico no período pré-escolar e suas alterações;
Parte 2 - Avaliação da
criança pré-escolar: Capítulo 2 - Como explorar a queixa clínica na
avaliação neuropsicológica de pré-escolares?, Capítulo 3 - Avaliação de Memória
e Inteligência em Pré-Escolares, Capítulo 4 - Avaliação da linguagem no
pré-escolar, Capítulo 5 - Como avaliar funções executivas (FE) em uma criança
pré-escolar?, Capítulo 6 - Avaliação da Teoria da Mente no pré-escolar,
Capítulo 7 - Avaliação de problemas de comportamento na idade pré-escolar,
Capítulo 8 - Promoção e prevenção de saúde mental na idade pré-escolar;
Parte 3 - Indicadores
precoces e transtornos do neurodesenvolvimento em pré-escolares: Capítulo 9 -
Sinais precoces associados aos transtornos do espectro do autismo (TEA),
Capítulo 10 - Indicadores de risco para dificuldade/transtorno de aprendizagem
da leitura em crianças pré-escolares, Capítulo 11 - Indicadores de transtorno
de déficit de atenção e hiperatividade em pré-escolares: avaliação e
intervenção precoces;
Parte 4 - Intervenções
precoce-preventivas no contexto escolar: Capítulo 12 – Promoção de
habilidades cognitivas e socioemocionais na Educação Infantil, Capítulo 13 -
Promoção de habilidades linguísticas, Capítulo 14 - Promoção das funções
executivas (FE), da autorregulação (AR) e da regulação emocional (RE);
Parte 5 - Intervenções
no contexto clínico: Capítulo 15 - Intervenção para o pré-escolar com
distúrbio específico de linguagem, Capítulo 16 - Avaliação e intervenção em
pré-escolar com transtorno do espectro do autismo, Capítulo 17 - Intervenção
precoce em deficiência intelectual.