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Parte I – Introdução; Capítulos: 1. Desafios da clínica contemporânea: novas formas de “manicomialização”; 2. A Biologização da vida e algumas implicações do discurso médico sobre a educação; 3. Os “intratáveis”: a patologização dos jovens em situação de vulnerabilidade; 4. Retornando à patologia para justificar a não aprendizagem escolar: a medicalização e o diagnóstico de transtornos de aprendizagem em tempos de neoliberalismo; Parte II – Fundamentos do diagnóstico e do tratamento em debate; Capítulos: 5. Dislexia e TDAH: uma análise a partir da ciência médica; 6. Subsídios da Análise do Comportamento para avaliação de diagnóstico e tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no âmbito escolar; 7. Dislexia, processo de aquisição ou sintoma na escrita?; Parte III – Medicalização e Educação; Capítulos: 8. Um panorama nacional dos estudos sobre a medicalização da aprendizagem de crianças em idade escolar; 9. Conhecimento cientifico, medicalização e os saberes escolares em saúde; 10. A desatenção atenta e a hiperatividade sem ação; 11. Preconceitos no cotidiano escolar: a medicalização do processo ensino-aprendizagem; 12. Projetos de lei e políticas públicas: o que a psicologia tem a propor para a educação?; Parte IV– Intervenções; Capítulos: 13. Medicalização na infância e adolescência: histórias, práticas e reflexões de um médico da atenção primária; 14. Possível intervenção fonoaudiológica em um caso de linguagem escrita; 15. A medicalização do ensino comparece aos atendimentos psicológicos; Parte V – Para continuar os estudos.