1x | R$ 139,15 | sem juros | 2x | R$ 69,58 | sem juros |
3x | R$ 46,38 | sem juros |
*Este produto refere-se apenas ao Manual, restante dos materiais não inclusos!
Este material é de uso exclusivo do Profissional Psicólogo portanto para a compra deve apresentar o número do CRP.
Nome: TIME – R – Teste Infantil de Memória – Forma reduzida
Autor: Tatiana Pontrelli Mecca, Cíntia Perez Duarte, Elizeu Coutinho de Macedo.
Idade: Crianças de 3 anos a 6 anos e 11 meses com capacidade linguística minimamente preservada (compreensão de instruções e expressão de palavras isoladas)
Escolaridade: -
Aplicação: Este teste deve ser aplicado individualmente.
Todas as figuras devem ser apresentadas às crianças para garantir a familiaridade com as mesmas, e sugere-se solicitar que a criança nomeie cada uma delas, quando mostradas individualmente. Todos os itens devem ser registrados na folha de resposta, para posterior correção.
Correção: Não possui correção informatizada
Tempo de Aplicação: Aproximadamente 15 minutos
Indicação: Psicólogos que atuam com crianças pré-escolares e crianças no início da escolarização com queixas de atrasos ou dificuldades no desenvolvimento, sobretudo clínicos com conhecimento em neuropsicologia e/ou psicologia cognitiva, avaliação psicológica e psicodiagnóstico
Coleção Completa: Manual, Folha de registro, 5 pranchas de estímulos para a prova 2, 22 cartões para a prova 3, 16 cartões e 5 pranchas para a prova 4, 1 prancha para o subteste 5 e 6
Diferencial: -
Descrição: O instrumento destina-se à avaliação neuropsicológica cognitiva de crianças com queixas de atrasos no desenvolvimento, suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou queixas de dificuldades escolares ou pré-escolares. Ele avalia os processos subjacentes à memória de curto-prazo, especificamente os seus componentes fonológicos e visuoespaciais, utilizando 6 subtestes que apresentam sequências que variam na quantidade de estímulos que devem ser memorizados pelo examinando.
- Teste focado na avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento;
- Maior probabilidade de identificação de atrasos cognitivos para intervenção precoce;
- Alterna instruções e respostas verbais e visuais, para maior aprofundamento do diagnóstico;
- Seleção de estímulos (palavras e figuras): foram selecionadas palavras dissílabas e de alta frequência na pré-escola, de modo a garantir familiaridade dos estímulos para a faixa etária.
A memória de curto prazo possui um papel importante na aprendizagem, há evidências da sua relação com o desenvolvimento das habilidades verbais e acadêmicas, tais como leitura, escrita e matemática.
No Brasil, há uma lacuna no que tange à avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento, como em pré-escolares. Estudos mostram a importância de avaliar habilidades cognitivas precocemente.
Restrito a psicólogos: Sim
Editora: Hogrefe
Validade do Instrumento: 30/06/2033