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Nome: TIME – R – Teste Infantil de Memória – Forma reduzida


Autor: Tatiana Pontrelli Mecca, Cíntia Perez Duarte, Elizeu Coutinho de Macedo.

Idade:  Crianças de 3 anos a 6 anos e 11 meses com capacidade linguística minimamente preservada (compreensão de instruções e expressão de palavras iso­ladas)

Escolaridade: -

Aplicação: Este teste deve ser aplicado individualmente.

Todas as figuras devem ser apresentadas às crianças para garantir a familiaridade com as mesmas, e sugere-se so­licitar que a criança nomeie cada uma delas, quando mostradas individualmente. Todos os itens devem ser registrados na folha de resposta, para posterior correção.

Correção: Não possui correção informatizada

Tempo de Aplicação: Aproximadamente 15 minutos

Indicação: Psicólogos que atuam com crianças pré-escolares e crianças no início da esco­larização com queixas de atrasos ou dificuldades no de­senvolvimento, sobretudo clínicos com conhecimento em neuropsicologia e/ou psicologia cognitiva, avaliação psicológica e psicodiagnóstico

Coleção Completa: Manual, Folha de registro, 5 pranchas de estímulos para a prova 2, 22 cartões para a prova 3, 16 cartões e 5 pranchas para a prova 4, 1 prancha para o subteste 5 e 6

 

Diferencial:         -

Descrição: O instrumento destina-se à avaliação neuropsicológica cognitiva de crianças com queixas de atrasos no desenvolvimento, suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento ou queixas de dificuldades esco­lares ou pré-escolares. Ele avalia os processos subjacentes à memória de curto-prazo, especificamente os seus componentes fonológicos e visuoespaciais, utilizando 6 subtestes que apresentam sequências que variam na quantidade de estímulos que devem ser memorizados pelo examinan­do.

- Teste focado na avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento;

- Maior probabilidade de identificação de atrasos cognitivos para intervenção precoce;

- Alterna instruções e respostas verbais e visuais, para maior aprofundamento do diagnóstico;

- Seleção de estímulos (palavras e figuras): foram selecionadas palavras dissílabas e de alta frequência na pré-escola, de modo a garantir familiaridade dos estímulos para a faixa etária.

A memória de cur­to prazo possui um papel importante na aprendizagem, há evidências da sua relação com o desenvolvimento das habilidades verbais e acadêmicas, tais como leitu­ra, escrita e matemática.

No Brasil, há uma lacuna no que tange à avaliação de memória nas fases iniciais do desenvolvimento, como em pré-escolares. Estudos mostram a importância de avaliar habilidades cognitivas precocemente.

 

 

Restrito a psicólogos: Sim

Editora: Hogrefe

Validade do Instrumento: 30/06/2033

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