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kit completo - Manual + protocolo caderno de resposta (10 unidades)
Elizabeth Carvalho da Veiga, formada em psicologia pela Universidade Federal do Paraná, é Doutora em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid e especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Para- ná (PUCPR). Atuou durante 30 anos como professora titular na PUCPR, coordenou grupos de estágio em avaliação psicopedagógica e altas habilidades/superdotação. Desde a graduação pela PUCPR, as psicólogas Pamela Bartolomei Seleme, Bruna Luíza Vaz de Oliveira, Lais Mello Oldembergas e Vitória Carolina Perini aprofundam-se na Psicopedagogia Modular, atuando diretamente nas áreas de avaliação e intervenção. Deste encontro e parceria surgiu a oportunidade de organizar uma releitura da proposta apresentada pela professora em Veiga e Garcia (2006) e Veiga et al. (2012). Utilizando-se da experiência, da aplicação de instrumentos em inúmeras crianças e adultos com os mais diversos perfis cognitivos e demandas de avaliação, juntamente com a intervenção desenvolvida em paralelo, organizou-se este novo modelo, cujo objetivo é apresentar aos profissionais as contribuições trazidas pela experiência.
Ao propor uma mudança na antiga percepção teórica que assume a existência de uma dificuldade generalizada de aprendizagem, a avaliação Psicopedagógica Modelar reconhece qual ou quais sistemas inteligentes possuem algum comprometimento, compreendendo que pode haver um transtorno de aprendizagem em um sistema específico. Apresenta-se, portanto, um modelo de avaliação que pode ser aplicado nos mais diferentes públicos, tanto na dificuldade de aprendizagem, quanto na identificação de altas habilidades/superdotação, permitindo que haja adaptação das atividades, dependendo da demanda de avaliação do sujeito. Por meio desta proposta, é possível identificar uma disfunção ou característica cognitiva específica, sempre priorizando as facilidades, o potencial e os pontos motivacionais de um sujeito em uma avaliação psicopedagógica. Desta forma, mesmo que as dificuldades sejam identificadas, foca-se no reconhecimento dos potenciais que podem auxiliar o sujeito a atenuá-las, tendo em mente os caminhos de uma possível intervenção psicopedagógica, não abordada no presente livro.
Este livro objetiva situar o profissional no seu campo de trabalho, e, para tal, foi dividido didaticamente em cinco capítulos. O primeiro capítulo apresenta o percurso histórico da avaliação da inteligência até a Psicopedagogia Modular, sustentada pela Neuropsicologia, focando na reflexão sobre as altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem, assim como na atuação do psicopedagogo nestes contextos. O segundo capítulo, traz os principais pressupostos teóricos que apoiam e dão consistência à prática da avaliação modular. No terceiro capítulo está presente o modelo de avaliação proposto. Já o quarto capítulo, oferece instrumentos propriamente ditos para uma avaliação completa de todos os sistemas inteligentes de um sujeito. Como diferencial, este capítulo traz também um instrumento cognitivo modular voltado para a avaliação de jovens e adultos. No quinto e último capítulo, além de demonstrar a correção dos instrumentos aplicados, apresentam-se os principais pontos a serem interpretados, de forma a ajudar o leitor a aprimorar a análise do perfil cognitivo do avaliando. Desta forma, o presente livro pretende auxiliar os profissionais envolvidos na avaliação e intervenção do potencial cognitivo humano, de modo a instrumentalizá-los prática e teoricamente.
Autora - Elizabeth Carvalho da Veiga