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O presente livro trata sobre a Superdotação e a Dupla
Excepcionalidade em suas especificidades, enveredando nos
campos da Psicologia, do Direito, da Neurociência e no da Pedagogia. Mas contém
também relatos pessoais da Autora, que vão além da sua experiência enquanto
especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada, bem como advogada atuante
no Direito Educacional.
A obra traz conceitos sobre a inteligência, a
superdotação e as características emocionais dos superdotados. Trata das
necessidades de identificação dos alunos superdotados e aborda também os mitos
que rodeiam a superdotação, as características cognitivas e afetivas das
crianças superdotadas e a definição legal do aluno com altas
habilidades/superdotação.
Na parte que aborda a dupla excepcionalidade,
o livro fala sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e
a Síndrome de Asperger (TEA), passando por suas funções executivas e bases
neurobiológicas (contribuições da neurociência).
O livro faz um paralelo entre a superdotação
e os alunos com a dupla excepcionalidade em cada uma destas modalidades (TDAH e
Asperger), além de apresentar a legislação aplicável tanto aos alunos com altas
habilidades/superdotação, quanto aos alunos com TDAH e a Síndrome de Asperger.
E, por fim, sugere propostas de intervenções pedagógicas e de atendimento das
necessidades educacionais destes alunos, à luz de nossa legislação e com base
nas pesquisas acadêmicas de especialistas da área.