Marca: Casa do Psicólogo
Modelo: 9788573965315
Disponibilidade: Em estoque

Tempo limitado de oferta

R$ 63,00 R$ 70,00
ou em até 1x de R$ 63,00 sem juros
1x R$ 63,00 sem juros

Editora Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2007
1ª Edição
Organizador: JOSÉ LEON CROCHÍK, D. R. S. PEDROSSEAN, F. R. TOREZIN, G. GONÇALVES JR., J. M. IMBRIZI, M. A. P. MINHOTO, M. I. F. C. S. BATISTA, P. F. SILVA, R. CASCO E T. L. OLIVEIRA
Autor: ARI FERNANDO MAIA CARLOS, ANTONIO GIOVINAZZO JR., CONRADO RAMOS, EVELYN ALINE BERTAZZONI, JOSÉ GERALDO PEDROSA, JOSÉ LEON CROCHÍK, LUIS GUILHERME COELHO MOLA , MARIA HELENA SOUZA PATTO, MARIA SILVIA DE MESQUITA BOLGUESE, MARIA THEREZINHA BELLANDA GALLUCH, MARIETA GOUVÊA DE OLIVEIRA PENNA, NILTON JÚLIO DE FARIA, ROSEMARIE ROGGERO , SUELI SOARES BATISTA
ISBN: 978-85-7396-531-5
322 páginas
 
 
Textos resultantes do Colóquio Teoria Crítica e Formação do Indivíduo, realizado de 28 a 31 de março de 2005, na PUC-SP. O evento sucedeu o I Encontro Teoria Crítica e Psicologia, realizado no Instituto de Psicologia da USP, em novembro de 1999. Teve como propósito apresentar e debater algumas das contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para a compreensão dos processos sociais atuantes na formação do indivíduo.

Detalhes

Parte I – As contradições históricas na formação do indivíduo; Capítulos: 1. Trabalho e educação no capitalismo tardio: crítica do trabalho hipostasiado; 2. A vida simulada no capitalismo: percurso metodológico da pesquisa; 3. Elementos para reflexão sobre arte e educação a partir da Teoria Crítica; Parte II – Teoria Crítica e Psicologia Social; Capítulos: 4. Do fato ao conceito: algumas contribuições da teoria crítica à psicologia social; 5. Theodor Adorno e os conceitos de Ideologia e Tecnologia; 6. O progresso da psicanálise: os limites da clínica; Parte III – Teoria crítica e as implicações políticas da prática em psicologia clínica; Capítulos: 7. Elementos para uma reflexão da clínica psicanalítica como resistência e como adaptação; 8. Implicações políticas da psicoterapia; 9. Ética, subjetividade e psicoterapia; Parte IV – Teoria crítica e ciências da educação; Capítulos: 10. A educação escolar segundo os adolescentes: um estudo sobre a relação entre a escola e seus alunos; 11. Teoria crítica e ciências da educação: algumas reflexões; 12. Experiência e prática docente nas séries do Ensino Fundamental; 13. As ambiguidades do exercício da docência por monitores – presos.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam