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Nome: INELE - Programa de Instrução Neuropsicológica da Leitura e da Escrita
Autor: Natália Becker, Mirella Liberatore Prando e Jerusa Fumagalli de Salles.
Escolaridade: crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental
Aplicação: Individual ou coletivo
Correção: Não informatizada
Tempo de Aplicação: com duração média de 40 a 60 minutos por encontro
Indicação: pode ser aplicada em contexto escolar e clínico, por profissionais de saúde e educação, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, psicopedagogos, professores, pesquisadores de diversas áreas das neurociências, educação e ciências da saúde. As famílias também podem beneficiar-se do programa aplicando-o em ambiente domiciliar, a fim de trabalhar e estimular os processos de leitura e escrita de seus filhos, para além do indicado pela escola.
Coleção Completa:
Manual (livro de instruções) – volume 1
Livro de aplicação (almanaque de histórias) - Volume 2
Livro de exercícios (apostila da criança) – Volume 3
Kit de cartões - estímulos e jogos
Diferencial: O programa de instrução Neuropsicológica da leitura e da Escrita (INELE) é um instrumento de intervenção que tem como objetivo promover o desenvolvimento dos processos de leitura e escrita em crianças das séries iniciais do ensino Fundamental (1º ao 4ºano), por meio da estimulação de componentes da linguagem oral e escrita, memória e aspectos metacognitivos/metalinguísticos.
Descrição: O INELE apresenta dois módulos de intervenção/instrução, de acordo com os principais focos das habilidades trabalhadas: (1) consciência fonológica e correspondência grafema-fonema; e (2) compreensão e fluência de leitura textual. O trabalho com o programa INELE pode ser tanto preventivo, de promoção do desenvolvimento e prevenção de possíveis dificuldades, quanto remediativo, para auxiliar crianças em riscos de dificuldades de leitura e escrita ou que já apresentam tais dificuldades.
Restrito a psicólogos: Não
Editora: Vetor Editora