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Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica
Alessandra Gotuzo Seabra e Fernando
C. Capovilla
ISBN: 978-85-85462-97-0
Formato: 21 x 28 cm
156 páginas
Este livro traz um conjunto de
pesquisas científicas sobre avaliação cognitiva neuropsicológica em crianças e
em adultos, avaliação essa que constitui tarefa extremamente complexa, devido
ao amplo escopo envolvido, incluindo tanto diferentes áreas de estudo quanto
diferentes populações. A avaliação neuropsicológica deve ser condizente
com uma abordagem teórica, tecnicamente adequada, e relevante para uma atuação
prática. Assim, deve estar integrada num arcabouço teórico que a explique e
justifique. Deve, ainda, ser psicometricamente adequada, respeitando os
requisitos psicométricos necessários para qualquer instrumento de medida
psicológica. Por fim, deve fornecer diretrizes para a reabilitação e para a
educação que auxiliem o profissional a selecionar, dentre diferentes tipos de
intervenção, a que mais se adequa às necessidades e características específicas
do paciente ou do aluno.
Aspecto que merece ser ressaltado,
uma vez que pouco usual na nossa cultura, é a evidente importância da
normatização dos testes disponíveis para avaliação neuropsicológica para
populações brasileiras. Como bem sabemos, esta é conduta rara entre nós,
habituados a utilizar testes e procedimentos provenientes de outros países, nem
sempre adequadamente adaptados ou normatizados para o nosso meio. Daí a
relevância das pesquisas sobre esse tema, já que, se a avaliação é conduzida de
forma inadequada, ela compromete a eficácia da intervenção. Ao buscar a
relação entre discussão teórica, construção e validação de instrumentos, e
avaliação de pacientes com quadros neuropsicológicos, o livro se adequa à
necessidade de unir essas três facetas da avaliação neuropsicológica,
contribuindo, assim, para preencher essa lacuna, auxiliando o desenvolvimento
da área de maneira teoricamente fundamentada, psicometricamente adequada e
clinicamente relevante. Portanto, esta obra se destina primariamente a
profissionais que atuam diretamente com avaliação neuropsicológica, mas é
também útil a profissionais de áreas afins, como a pedagogia, a psicopedagogia
e a fonoaudiologia.