Tempo limitado de oferta
R$ 70,20 R$ 78,001x | R$ 70,20 | sem juros |
Esta obra defende que a alternativa ao paradigma pedagógico da instrução
não é o paradigma pedagógico da aprendizagem, mas o paradigma da comunicação.
Será a partir desta ideia que se começa por afirmar a importância e a
singularidade da Escola como um contexto educativo. Uma singularidade que
conduz a uma reflexão sobre o ato de educar e de aprender, em função da qual se
justifica tanto a caracterização dos três paradigmas referidos como o confronto
que se estabelece entre eles, o qual está na origem da conclusão proposta neste
livro, a de que a preocupação com o ato de aprender implica que se tenha de
cuidar de um outro modo, enquanto docente, dos processos de comunicação e de
interlocução que são geridos nas salas de aula e nas escolas. Serão estes
processos que, no último capítulo, constituem o objeto de atenção, visando
demonstrar, por meio da reflexão sobre os dispositivos e os modos de
procedimento pedagógico concretos propostos, possibilidades que professores
dispõem para se assumirem como interlocutores qualificados.