Marca: ArtMed
Modelo: 9788565848671
Disponibilidade: Em estoque

Tempo limitado de oferta

R$ 95,40 R$ 106,00
ou em até 2x de R$ 47,70 sem juros
1x R$ 95,40 sem juros 2x R$ 47,70 sem juros

Resumo

Este segundo volume aborda, por um lado, processos comuns às diferentes idades e conteúdos educativos, como o desenvolvimento da memória, a representação, a mudança conceitual e o pensamento. Além disso, inclui capítulos específicos sobre a compreensão de noções sociais e históricas, morais e científicas, bem como do sistema alfabético da escrita – uma questão crucial em qualquer sistema de educação – entre outros domínios do conhecimento.
Com contribuições de renomados pesquisadores em nível internacional, o livro buscar entender como o conhecimento pode se converter em uma ferramenta simbólica poderosa, dentro e fora da escola. Assim, os estudos apresentados nos proporcionam a imagem de um ser humano muito mais competente que o tradicionalmente é mostrado e com enorme potencial, para cujo desenvolvimento a educação pode contribuir ativamente.
 


Sumário

Introdução
 
Parte I - Processos de Conhecimento
Capítulo 1. Desenvolvimento do pensamento e instrumentos culturais
Capítulo 2. Desenvolvimento da memória
Capítulo 3. Mudança conceitual
Capítulo 4. Desenvolvimento representacional: as crianças como teóricas da mudança cognitiva?
Capítulo 5. O desenvolvimento da capacidade para transferir conhecimento por meio do pensamento analógico e indutivo
Capítulo 6. O desenvolvimento psicológico do jogo e a educação
 
Parte II - Desenvolvimento de Conteúdos Específicos e Educação
Capítulo 7. A compreensão de noções sociais
Capítulo 8. O desenvolvimento do juízo moral
Capítulo 9. Representação e aprendizagem das narrativas históricas
Capítulo 10. Compreensão do sistema alfabético de escrita
Capítulo 11. Aprendendo a comparação de funções lineares
Capítulo 12. O ensino de ciências nas salas de aula: estabelecendo relações

CARRETERO, M.; CASTORINA, J. A. Desenvolvimento cognitivo e educação: processos do conhecimento e conteúdos específicos. Porto Alegre: Penso, 2013. v. 2.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam